Como Economizar Energia na Indústria?

Como Economizar Energia na Indústria?

Atualmente, a indústria é o setor que mais consome energia em nosso país. De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), estima-se que a taxa de consumo chega até cerca de 41% de tudo aquilo que é produzido no país. Portanto, economizar energia é essencial para reduzir custos e alcançar sustentabilidade. Além disso, o preço da energia elétrica é um fator considerável para quem almeja investir na economia, e ele aumenta a cada ano.

Veja abaixo como é possível diminuir os gastos na prática.

Classificação do consumidor

Primeiramente, é importante entender o que você paga. Muitas vezes, os consumidores industriais estão classificados de forma errada e, portanto, pagando mais do que deveriam pela energia. Essa classificação depende das características de cada empresa e é possível contar com um profissional para indicar a mais correta gerando economia.

Demanda e consumo

Um gasto desnecessário é a contratação de uma demanda maior ou menor do que o consumo.
É muito importante uma análise criteriosa da necessidade para evitar ao máximo o desperdício de recursos.
Este tipo de cálculo deve ser feito por um profissional especializado, que irá considerar a sazonalidade da produção e as exigências reais da empresa.

Nível de tensão

Na esteira deste ponto também está o nível de tensão utilizado pela indústria. Embora as tarifas de energia variem em função da tensão, é possível fazer uma adequação do nível obtendo uma tarifa mais vantajosa para a indústria. Nesse caso, há um investimento em transformador, mas que pode valer a pena.

Consumidor livre e geração própria 

Outra medida que o industrial pode tomar é escolher a empresa da qual deseja adquirir a energia. Os consumidores residenciais não têm essa opção e serão atendidos obrigatoriamente pela Copel, no Paraná. Já as empresas podem sim contratar em qualquer lugar do Brasil a sua fornecedora de energia. E, neste caso, valem os princípios da concorrência. Outra possibilidade, que exige investimentos, mas pode ser compensadora, é a geração da própria da energia.

Ventilação e ar condicionado

Optar por sistemas mais eficientes de ventilação e ar condicionado pode significar a redução de cerca de 30% do consumo de energia. Inicialmente, o investimento é mais alto. Porém, em longo prazo, vale muito mais a pena.
O recomendado é implementar um sistema de gerenciamento de energia usando supervisórios e multimedidores descentralizados. Para contribuir, definir algumas zonas onde o maquinário pode ser desligado em determinados momentos do dia, também é uma boa medida.

Ar comprimido

O ar comprimido é um dos recursos mais caros da indústria. Para saber como economizar nessa área é preciso, primeiramente , investir em manutenções preditivas e preventivas, além de fazer uma revisão periódica dos canais de distribuição, a fim de eliminar aqueles que não estão mais sendo utilizados.
Vazamentos e desgastes no maquinário resultam no aumento do consumo de energia e na diminuição de eficiência da compressão.

Iluminação

Na iluminação é onde podemos economizar energia de maneira mais assertiva. Veja algumas dicas:

  • Utilizar luzes de LED ou fluorescente compacta em ambientes internos e externos;
  • Aproveitar a luz natural com janelas que permitem a entrada de iluminação externa;
  • Instalar sensores que desligam as luzes quando não há ninguém no ambiente;
  • instalar fotocélulas nos ambientes externos..

Já sabe como economizar energia na indústria?

Para concluir, a importância da eficiência energética na indústria não é ocasionada somente pelo prejuízo causado por desperdício de energia, mas também pela necessidade de realizar uma produção mais adequada às preocupações ambientais.

É preciso ter em mente que, sim, equipamentos mais eficientes tem valor mais elevado. Porém, acabam se pagando com o tempo e valem mais a pena do que aqueles que custam menos, mas também produzem em menor quantidade.

Guia completo de Eficiência Energética

Eficiência energética pode trazer muitos benefícios para a indústria. Qualidade, produtividade e aumento de lucro estão entre eles.

Pensando nisso, a Murrelektronik desenvolveu um material completo, em PDF. Saiba como implementar essas práticas na sua empresa. Clique no link e baixe o E-book gratuitamente: O Guia completo para economizar energia na indústria.

Para ter acesso aos equipamentos necessários para alcançar a produção máxima com o mais baixo consumo de energia elétrica, acesse o site e confira os produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *