Eficiência Energética na Indústria — Otimizando Seus Processos

Eficiência Energética na Indústria — Otimizando Seus Processos

Eficiência energética na indústria é um assunto que deve estar sempre entre os mais discutidos no setor. Isso porque o segmento industrial é o que mais gasta energia elétrica no país, com um consumo que chega a mais de 40% do montante produzido nacionalmente.

Entretanto, muito desse consumo, infelizmente, é traduzido em desperdício e, consequentemente, em prejuízo. Para evitar essa falta de otimização dos processos, é importante saber como aproveitar melhor a energia elétrica no chão de fábrica. Confira dicas neste artigo!

Como atingir uma maior eficiência energética na indústria?

A importância da eficiência energética na indústria não se dá somente pelo prejuízo causado por desperdício de energia, mas também pela necessidade de realizar uma produção mais adequada às preocupações ambientais.

Portanto, otimizar seus processos e buscar um uso mais eficiente da energia disponível é essencial para melhorar toda a cadeia produtiva do chão de fábrica. Veja abaixo alguns detalhes:

Atenção aos motores

70% da energia consumida nas indústrias estão diretamente relacionados à utilização dos motores elétricos. Já existem, no mercado, produtos que permitem mais economia de energia sob um custo inicial levemente mais alto, mas nada substitui algumas boas atitudes e avaliações no chão de fábrica.

Sempre que possível, certifique-se de que seus motores estão trabalhando com potência nominal entre 75 e 90% do total. Inversores de frequência e soft starters também podem ajudar.

Busque também instalar os equipamentos em locais com boa ventilação. O aquecimento pode afetar muito a produtividade e gerar a necessidade de um consumo ainda maior de energia.

Cheque instalações elétricas e o projeto de iluminação

Existem muitos casos em que as instalações elétricas estão danificadas ou com algum tipo de defeito que gere fugas de corrente, curtos-circuitos e até mesmo desequilíbrio nas fases — fatores atenuantes quando o assunto é desperdício de energia.

Para evitar, é necessário rever todas as instalações periodicamente e, com a ajuda de um técnico, propor sistemas que possam utilizar a energia de maneira mais inteligente e eficaz.

O mesmo vale para a iluminação. Muitos galpões e indústrias ainda são totalmente dependentes de luz artificial, quando poderiam muito bem aproveitar a luz natural sempre que possível.

Nesse caso, o ideal é pensar em novas estruturas para janelas e telhados, por exemplo, visando oferecer luz natural durante o dia. Vale também pensar em trabalhar com energia solar ou eólica, que permitirão uma redução efetiva no consumo de energia elétrica.

Gostou de saber mais sobre a eficiência energética na indústria? Confira mais artigos sobre o assunto no blog da Murrelektronik e também o nosso guia completo sobre como economizar energia na indústria!

Aproveite e conheça nossos produtos, que podem ajudá-lo a economizar energia em sua indústria.

Facebooktwitterlinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.