Como identificar qual o melhor tipo de cabo para a sua aplicação

Como identificar qual o melhor tipo de cabo para a sua aplicação?

Como o mundo da tecnologia e da indústria esta bastante “atualizada”, a parte de cabeamento também esta e o melhor de tudo é que para cada aplicação existe algum tipo de modelo especifico.

Hoje em dia nós estamos expostos a diversos tipos de climas e dentro das empresas existem vários tipos de situações onde cabos convencionais não são as melhores soluções, ou seja, para especificar algum tipo de cabo primeiro devemos conhecer suas aplicações e seguir os passos da tabela abaixo.

Tabela Tipo de Cabo

Tabela Tipo de Cabo

Tomando essa tabela como base, podemos saber mais facilmente qual o tipo de cabo que devemos utilizar e melhorar o aproveitamento das maquinas para que não tenha paradas inesperadas.

Pra que serve o PVC?

O cabo de PVC é indicado para industriais que não são tão agressivas em relação as suas aplicações, como por exemplo:

* Máquinas de embalagem

* Alimentos e Bebidas

* Linhas de Montagem

* Linhas de Produção

O PVC é o mais simples de certo modo, porem suas aplicações são bem completas e atendem aos requisitos desejados pelo cliente.

PUR/PVC.

Os cabos de PUR/PVC já são um pouco mais resistentes do que o próprio PVC, porém não são indicados para o uso de agentes de limpeza (Ecolab), mas são resistentes a óleos e Lubrificantes. Sendo assim, suas aplicações são mais agressivas em partes.

Alguns exemplos práticos de onde se deve aplicar esse modelo de cabeamento são:

* Máquinas de Embalagem

* Máquinas de Tratamento

* Linhas de Montagem

* Linhas de Produção

Cabos PUR

O Cabo PUR é muito resistente a diversos tipos de situações agressivas, mas por conta disso ele também não é resistente a agentes de limpeza. A grande vantagem dele em relação aos últimos dois mencionados é que ele é adequado para aplicações em robôs, mas não é resistente a soldas. São resistentes aos raios Uv´s e suas aplicações são:

* Máquinas Ferramentas

* Mesas Giratórias

* Corte de Metal

Finalmente o mais completo de todos PUR com resistência a solda e faíscas.

Como o enunciado já diz, esse modelo conta com uma alta resistência a faíscas e soldas, mas o único que é resistente a agentes de limpeza é o PVC. Ele é indicado para ser usado onde tem bastante agressividade industrial, ou seja, algumas máquinas precisam de cabos próximos as zonas de trabalho e com isso não se pode colocar um cabo qualquer, pois vai dar dor de cabeça.

Alguns lugares para se aplicar esse tipo de cabo são:

  • Máquinas ferramentas
  • Indústria Robótica
  • Corte de Metal
  • Esteiras de Alto Desempenho

Se quiser saber mais sobre esse assunto ou então deseja saber o porquê de usar cabos injetados na indústria, então confira aqui os melhores assuntos que podem te deixar de queixo caído.

Obrigado por ler esse post e até a próxima.

E se ainda sobrou alguma dúvida

Se ainda sobrou alguma dúvida, clique no botão abaixo e receba uma ligação nossa.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *