Rede Industrial

Conheça sobre Ethernet IP, Protocolo de Rede Industrial

Ethernet IP e um dos Protocolos de Rede Industrial mais jovens disponível e utilizados no mercado. Depois de quase 10 anos de trabalho para a sua finalização, este irmão mais novo das Redes Industriais começou a ser utilizado como o conhecemos hoje depois do ano 2000, mas nem por isso é uma rede inconsistente ou imatura. Vamos falar sobre as suas principais vantagens?

Ethernet IP, uma das mais novas entre as Redes Industriais

Em meados dos anos 90, quando iniciaram as conversas sobre a Rede Ethernet ser utilizada em aplicações industriais, foram muitos aqueles que “torceram o nariz” sobre esta possibilidade. Anos depois, a partir de um esforço entre alguns importantes institutos de desenvolvimento para Automação Industrial e da utilização do próprio protocolo CIP, que também é a base de redes como DeviceNet e ControlNet.

Contando com maior velocidade de comunicação e transmissão de dados em relação às duas redes citadas acima, o Ethernet/IP possui algumas considerações importantes quanto a sua utilização. Algumas delas são:

  • Falta de profissionais conhecedores de TI – Tratando-se de uma rede com atuação muito próxima do TCP/IP como conhecemos em Tecnologia da Informação, a falta de profissionais no chão de fábrica conhecedores desta tecnologia ainda é um desafio para a implantação do Ethernet/IP;
  • Busca de componentes e dispositivos preparados para o chão de fábrica – Diversos fabricantes já oferecem linhas de componentes de instalação que fortaleçam a instalação do Ethernet em chão de fábrica. Discussão desde o princípio, a robustez desta rede só é alcançada com a utilização de componentes de instalação apropriados;
  • Encontrar fornecedores que tenham experiência em aplicações – Apesar de taxas de comunicação mais altas, bem como throughput mais alto que DeviceNet e ControlNet, ainda existe falta de informação sobre as reais taxas de colisão e estudos sobre confiabilidade em instalações mais severas;
  • Topologia de Rede a ser adotada – Quanto a esta questão, desenvolvemos um documento que orienta as formas de conexão dos I/O Remotos e componentes de campo na Rede Ethernet/IP. Acesse este material e entenda mais sobre esta conectividade.

Vantagens importantes do Ethernet/IP

O Ethernet/IP com certeza se destaca pela sua capacidade de conexão do chão de fábrica à soluções do nível corporativo das empresas. Sabendo que o controle de processos industriais está cada vez mais inserido na gestão empresarial como um todo, possuir uma Rede Industrial que nativamente permite aplicações de interface entre as duas áreas é realmente muito importante.

A seguir uma pequena lista de vantagens da aplicação com Ethernet/IP. Algumas delas estão ligadas à utilização de Redes Industriais como um todo, foram destacadas recentemente em artigos que elaboramos sobre a importância das Redes Industriais em aplicações de Automação Industrial. Vamos à elas:

  • Vantagens Ethernet/IP:
    • Dispositivos Ethernet integrados à rede – Todos os dispositivos da Ethernet TCP/IP estão disponíveis para serem conectados ao Ethernet/IP, assim, computadores, impressoras, leitores de códigos de barras etc., podem fazer parte da automação de fabrica com mais facilidade que em outras redes;
    • Configuração de todos os dispositivos CIP – Baseada em CIP, possui a facilidade de utilizar um único arquivo de configuração para todos os dispositivos de rede, facilitando e reduzindo custos da configuração de ambientes;
    • Integração entre automação e gestão – Mais uma vez ressaltamos a importância em utilizar um Rede Industrial preparada para atuar nestes dois importantes ambientes.
  • Vantagens de aplicações de Redes Industriais:
    • Diagnóstico local e via CLP – Os erros de rede, identificação de curtos circuitos e outros comportamentos de erro nos componentes fazem parte da diagnose via leds (no corpo dos I/O Remotos) ou via CLP/Supervisório. Assim, o tempo de atuação em falhar é reconhecidamente menor;
    • Facilidade para mudar e aumentar a rede – A modularização da rede também traz benefícios quanto aos ajustes necessários na instalação de máquinas e equipamentos, bem como nas reformas e implementações de novos componentes de campo.

As vantagens gerais de utilização de Redes Industriais poderão ser acessadas nos artigos:

Mais que automação industrial, automação de negócios

Nada melhor neste momento do que utilizar uma Rede Industrial que suporta os conceitos da Industria 4.0, certo? O Ethernet/IP está aderente à este conceito. Assim, mais do que se apegar às incertezas (que toda nova tecnologia possui), a utilização do Ethernet/IP é um convite ao estudo e aos testes de uma tecnologia que levará seu projeto à um novo patamar.

Mesmo assim tudo ainda parece ser complicado?

Não se sinta sozinho com as suas preocupações. Sabemos que o assunto Redes Industriais não é simples e nunca se esgotará. É por isso que a Murrelektronik dispõe da sua Engenharia de Aplicação para ajudar os clientes a tomar as melhores decisões sobre a comunicação de sinais e dados nas suas instalações de máquinas e equipamentos. Faça contato conosco e permita que lhe ajudemos nas suas decisões.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.