Curto circuito: como se proteger

Como nós mesmos, uma máquina possui diversos responsáveis durante sua vida útil. Podemos dizer que os pais da máquina são aqueles que a projetam que a fabricam, ou seja a engenharia e a montagem do “fabricante de máquinas”.

Então a máquina é vendida e o comprador é chamado de “usuário final”. Nesta relação, o fabricante passa alguns dias/meses com a “filha” e o usuário final passa anos ou até décadas com o “cônjuge”.

Neste ponto é importante salientar que se você projeta e monta uma máquina que gasta muita energia, você tem problemas por algumas semanas. Já se você se casa com uma [máquina] gastona, precisará pagar por isso a vida toda…

A disponibilidade da máquina é outro ponto crucial para o usuário final. Se você constrói uma máquina difícil de consertar, tudo bem, ela não tem muitos problemas no começo… Mas se você mantem uma máquina que dá muitos problemas e esses problemas demoram horas para serem consertados…

Bom, eu entendi que sou o cônjuge e não o pai da máquina, mas o que devo me atentar ao comprar (ou casar com) uma máquina?

Deve-se especificar as linhas gerais da máquina e neste ponto recomendo deixar claro que “a máquina deve possuir alta disponibilidade” e para isso estar equipada dos seguintes recursos:

– disjuntor eletrônico que faça a correta seletividade em caso de curto circuito;

– separação entre canais (pelo menos PLC, Entradas, Saídas e Resto do Painel) e quando houver curto circuito em um canal, não parar outros canais;

– diagnóstico na IHM com a informação que ocorreu um curto circuito e de preferência informar qual o canal ficou parado.

– Possibilidade de rearmar o disjuntor diretamente da IHM, sem necessidade de abrir o painel energizado, para atender a NR12.

– Possibilidade de desligamento dos canais de alimentação para possíveis pausas com o objetivo de economizar energia.

– Eficiência de 95% para fontes no painel.

– redução da quantidade de cabos distribuindo a periferia (cartões de IO) o mais próximo o possível dos sensores e atuadores.

– Equipamentos robustos, de preferência IP67 com alta resistência a choque e a vibração

Achou legal a ideia? Quer aumentar a sua disponibilidade? Agora ficou fácil, nossa equipe está a disposição para ajuda-lo. Entre em contato agora!!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Facebooktwitterlinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.