falta de padronização de processos

4 problemas causados pela falta de padronização de processos

Se você quer que a sua indústria e o seu chão de fábrica estejam sempre bem estruturados, a primeira atitude que você precisa tomar é acabar com a falta de padronização de processos

Hoje, você irá entender melhor o que é a padronização de processos, seu objetivo e quais são os problemas causados pela falta dela que podem acarretar graves consequências  para o seu negócio. Boa leitura!

O que é padronização de processos?

A padronização de processos consiste em organizar e formalizar métodos a fim de desenvolver um modelo a ser seguido por todos os colaboradores na realização de um trabalho com excelência.

Seguir um modelo de trabalho garante que a execução das atividades aconteça da melhor maneira possível, permitindo que a indústria sempre alcance os melhores resultados.

Padronizar processos é a solução que muitas indústrias encontraram para garantir a assertividade das suas operações. 

Objetivos da padronização de processos

O maior objetivo da padronização de processos é garantir a uniformidade e a otimização do fluxo de trabalho, visando a máxima qualidade ao final das entregas.

Além disso, por meio da padronização de processos, é possível reduzir os custos operacionais, potencializar a eficiência dos processos e aumentar a produtividade.

Leia também: Estratégias para uma Produção Industrial mais eficaz 

4 problemas causados pela falta de padronização de processos

A falta de padronização de processos pode acarretar sérios problemas para as indústrias, entre os quais podemos citar:

1- Diminuição da produtividade

Sem a padronização de processos, torna-se mais difícil orientar a rotina de trabalho dentro do chão de fábrica. Com isso, leva-se mais tempo e utiliza-se mais recursos para que uma tarefa seja realizada. Logo, há uma diminuição significativa da produtividade e, consequentemente, um aumento em erros e retrabalhos.

2- Falta de controle dos processos

Sem a padronização de processos não há controle deles. Assim, torna-se mais difícil de identificar, planejar ações e corrigir possíveis erros e problemas.

3- Desmotivação de colaboradores

Não há uma bola de cristal que faça com que os colaboradores entendam o que deve ser feito e nem a forma correta de realizar um processo. E não saber ao certo o que fazer, como seguir, gera um desgaste desnecessário, levando os colaboradores à desmotivação e insatisfação. Isso também contribui, e muito, para a queda da produtividade e um aumento na rotatividade de colaboradores.

4– Variações na qualidade do produto ou serviço final que é entregue aos clientes

A falta de padronização de processos interfere na qualidade do produto ou serviço final que é entregue aos clientes. Essas variações na qualidade causam insatisfação nos clientes e, consequentemente, queda ou perda das vendas, aumentando os custos da empresa.

Benefícios da padronização de processos

– Melhora a organização interna, beneficiando a indústria como um todo;
– Permite que a execução das atividades seja feita de maneira clara, facilitando a identificação de erros;
– Reduz significativamente as falhas e retrabalhos;
– Melhora o desempenho dos colaboradores;
– Aumenta a produtividade;
– Reduz os custos;
– Otimiza os resultados;
– Melhora a experiência final do cliente.

Para evitar problemas como esses no seu chão de fábrica, padronizar os processos é, sem dúvida alguma, a melhor e mais eficiente solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.