Identificador de Cabos — Por Que Aplicar na Automação Industrial?

Identificador de Cabos — Por Que Aplicar na Automação Industrial?

Temos observado o desenvolvimento e aplicação cada vez maior de elementos de automação industrial nos mais diversos chãos de fábrica. Porém, todo maquinário conta com uma variedade massiva de cabos e fios, seja para conexão com outros aparelhos eletrônicos ou mesmo para seu próprio funcionamento. Contar com um identificador de cabos é essencial nesse tipo de cenário.

Um identificador de cabos faz muito mais do que apenas apontar aquele que você está buscando. Ele conta com diversas outras funções que são de grande valia para quem trabalha com a manutenção de máquinas.

O que um identificador de cabos pode fazer por mim?

São inúmeros os benefícios e facilidades que a organização oferecida pelo identificador de cabos pode trazer para o seu dia a dia:

  • ajuda nos testes de máquinas — sem a identificação de cabos durante o processo de montagem das máquinas para teste, solucionar problemas demandará um tempo muito mais longo;
  • auxilia no processo de suporte ao cliente — seu cliente está questionando você sobre o funcionamento da máquina ou seus processos? É muito mais simples e assertivo fazer explicações quando há a correta identificação dos cabos;
  • manutenção feita pelo próprio cliente — no caso do cliente realizar a manutenção do maquinário por conta própria, ter todos os cabos em fácil acesso e identificação torna o processo mais simples.

Um chão de fábrica bem organizado torna a realização dos mais diversos processos muito mais assertivo. Em meio a uma infinidade de cabos e fios, encontrar um específico — se não houver identificação correta — pode ser uma tarefa praticamente impossível de ser realizada.

No que preciso prestar atenção na hora de instalar o identificador? 

É preciso atentar-se a alguns pontos para que a identificação seja satisfatória. Confira:

  • utilizar materiais de qualidade para que a identificação não caia do cabo;
  • utilizar materiais que resistam à água e outros fluidos, no caso de maquinários que demandem esse tipo de produto;
  • escrever de maneira legível. Uma boa solução pode ser a identificação por meio de laser.

A Murrelektronik te ajuda com as melhores soluções em matéria de automação industrial. Para ler mais sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog! Sempre oferecemos conteúdos completos e ricos para auxiliar no seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.