Indústra 4.0: Equipamentos de automação industrial mudarão?

Indústria 4.0 — Equipamentos de Automação Industrial Mudarão?

Antes de compreender as implicações da Indústria 4.0 nos equipamentos de automação industrial, primeiro é preciso entender a essência e os princípios da mesma. A automação e a indústria 4.0 estão direta e intimamente ligadas, já que o objetivo central é alcançar um modelo de produção inovador, para que a produtividade aumente, mas a qualidade continue a mesma.

Foi apenas em 2011 que o termo “Indústria 4.0” começou a ser utilizado. Tudo começou na Feira de Hannover, na Alemanha. Hoje o conceito já se espalhou e é empregado em indústrias do mundo inteiro.

Equipamentos de automação industrial e a indústria 4.0

Agora que você já compreendeu os conceitos principais que envolvem a Indústria 4.0, é hora de explicar em que sentido os equipamentos de automação industrial estão sendo modificados.

A resposta é simples, juntamente com a ideia de Internet das Coisas, ou seja, de objetos físicos interligados com a rede mundial de computadores, vem o conceito de integração entre o que é virtual e o que é real. No processo produtivo isso é extremamente importante, pois acaba levando ao desenvolvimento de cadeias cada vez mais automatizadas.

Quanto mais automatizado é um sistema de produção, menos são os gastos com a mesma e menores são as perdas. A influência não ocorre apenas nos próprios equipamentos, mas também nos trabalhadores que fazem parte de toda essa cadeia.

Afinal, se as atividades que antes eram manuais, agora são automáticas, alguns empregos serão extintos. Porém, uma oportunidade se abre para aqueles habilitados a realizar a manutenção desse tipo de equipamento, por exemplo.

Confira algumas mudanças em matéria de equipamentos de automação industrial:

  • virtualização — é a existência de uma cópia virtual das fábricas inteligentes, o que permite que sejam rastreáveis e contem com monitoramento remoto de processos por meio de sensores espalhados pela planta;
  • modularidade — permite o acoplamento e desacoplamento dos módulos de produção para agir de acordo com a demanda;
  • inteligência artificial — as máquinas simulam a capacidade humana de tomar decisões, a fim de automatizar processos.

Hoje, algumas companhias são, inclusive, capazes de produzir em fábricas escuras, sem luzes ou suporte ao ser humano. Os robôs automatizados são capazes de cuidar de todo o processo de produção na planta.

O novo profissional da indústria

Com as mudanças nos equipamentos de automação industrial, abrem-se novas portas para os profissionais do setor. A transformação do processo produtivo envolverá muito mais do que apenas a manutenção do maquinário. São diversas as funções exigidas neste momento e é possível adequar-se para se encaixar nesse novo mercado de trabalho.

É preciso gerenciar e monitorar todos os sistemas garantindo que todas as operações estejam acontecendo de maneira assertiva. Hoje, algumas máquinas já conseguem gerar relatórios de erros automaticamente, auxiliando no trabalho desse novo profissional.

Para saber mais sobre a automação industrial e a Indústria 4.0 continue acompanhando o blog da Murrelektronik!

 

Saiba como a Indústria 4.0 afetará a automação industrial. Cadastre-se!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.