Benefícios de uma instalação descentralizada

Já pensou em conexão direta com redução de custos de fiação?

Essa é uma possibilidade real! Estamos falando sobre uma solução que apresenta o conceito de distribuição de potencial integrado.

Nesse artigo vamos conhecer mais sobre isso e explorar as vantagens trazidas por esse processo.

Apresentação do conceito

Reduzir o tempo de instalação, custos totais menores, máxima flexibilidade…

Esses são objetivos comuns na indústria. A partir disso, para solucionar essas questões, surgiu o Mic Pro da Murrelektronik. Ele apresenta o conceito de distribuição integrada que permite que grupos de potenciais sejam construídos e que vários consumidores sejam conectados diretamente.

O gerente de produtos Tobias Berner explica “Uma vez que os módulos já são fornecidos com 0 V através do sistema de jumper, basta conectar um fio entre uma saída monitorada para qualquer contato positivo do módulo distribuidor de potencial.”

Vantagens no painel de controle

É possível que alguns engenheiros já tenham enfrentado algum tipo de problema por conta do pouco espaço no painel de controle em algum projeto. Por isso, se torna discutível a utilização de bornes. Eles são mais indicados em caso de sobra de espaço no painel, caso contrário, evitá-los é uma boa saída.

Além disso, o tempo de instalação também pode ser mais elevado.

Com o Mic Pro, esses contratempos podem ser facilmente contornados. Ele possibilita um ganho de espaço de até 80% no painel de controle, ocasionando uma instalação muito mais organizada. Com um design plug-in, economiza cerca de 75% do tempo de instalação. E ainda traz uma grande vantagem: durante a operação, essa tecnologia também é livre de manutenção e resistente à vibração.

Instalação descentralizada gera produtividade

Diagnóstico rápido e preciso, facilidade na manutenção, robustez, etc, são elementos que devem ser priorizados. Por isso, deve existir questionamentos sobre a forma com que a disposição dos elementos no painel são feitas.
Por exemplo: Por que temos uma fonte no painel e levamos o 24V com altas correntes (cabos maiores, conectores maiores, etc) por 100 ou 200 metros de cabos? 


O painel elétrico é basicamente a alma das aplicações, pois é lá onde fica a maior parte dos comandos que fazem a aplicação funcionar e inclusive as proteções elétricas que evitam um mau funcionamento das máquinas. Se houver uma grande concentração de componentes no painel, em outras palavras, a conhecida centralização, pode prejudicar não somente a produtividade, mas também trazer mais custos.

Já a instalação descentralizada gera uma maior agilidade na manutenção, reduz o painel, diminui os componentes e o melhor de tudo é que muitas vezes as aplicações descentralizadas são bem mais baratas do que as convencionais com caixas de passagem, disjuntores termomagnéticos, entre outros.

Para resumir, essa medida garante uma produtividade adequada para seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.