máquinas-ferramenta

Máquinas-ferramenta, os Transformers da vida do Automatizador

Caros amigos automatizadores, não há como falar do mercado de automação e mecatrônica sem falarmos primeiramente sobre máquinas ferramenta, isso é fato. As máquinas-ferramenta são os berços das maiores maravilhas do mundo de engenharia mecânica moderna, porém o que eu acho mais interessante deste tipo de aplicação é a versatilidade delas que chega a ser cinematográfico. Não precisa ficar curioso, vamos começar a falar mais sobre elas, agora!

O que são máquinas-ferramenta?

Da mesma forma que o escultor possui diversas ferramentas para criar uma escultura, os profissionais de mecânica precisam de suas ferramentas para criar as suas peças, componentes para compor sistemas de produção ou até mesmo produtos inteiros. Portanto, podemos entender que as máquinas-ferramenta são dispositivos utilizados para dar acabamento, desbaste, retífica, entre outros processos envolvidos na fabricação destes produtos idealizados pelos nossos artistas da área mecânica.

            Podemos citar os seguintes exemplos de máquinas-ferramenta:

  • Tornos;
  • Fresas;
  • Serras;

Artistas da área mecânica?

Não é por acaso que eu comparei o trabalho do mecânico com o do escultor e muito menos ter me referido a eles como artistas, acontece que para nós apaixonados por automação industrial, adoramos ver o processo de fabricação de peças e produtos usinados e o seu produto final, por isso os considero artistas de nossa área. Para reforçar esta ideia, segue algumas aplicações curiosas de sistemas de máquinas-ferramenta CNC (Controle Numérico Computadorizado):

  • Lapidação de jóias;
  • Fabricação de peças automotivas;
  • Modelos utilizados na indústria naval;
  • Fabricação de materiais bélicos;
  • Aeronáutica;
  • Mercado Aeroespacial.

Em nosso dia a dia nos deparamos constantemente com peças belas e complexas concebidas pelas nossas queridas máquinas-ferramentas.

Por que as máquinas-ferramenta são tão especiais?

Uma máquina-ferramenta bem projetada ao ser analisada, é por si só, uma aula completa de automação industrial para qualquer profissional da área, pois relaciona conceitos avançados de mecânica, elétrica, eletrônica, informática e pneumática/hidráulica.

Consegue Imaginar uma máquina, aplicação ou processo industrial, onde seja necessária uma troca de um equipamento defeituoso com o sistema ligado e sem parar o restante da aplicação (troca a quente no popular)? Agora imagine uma máquina que faz esse tipo de troca como um processo normal de trabalho dentro de sua rotina de funcionamento, apenas para poder trocar de ferramenta, isso é uma máquina-ferramenta.

É claro que este é apenas um exemplo dos tantos que poderiam ser ilustrados neste texto do quão avançados e interessantes são os recursos de uma máquinas-ferramenta.

Como é o hardware de uma máquina-ferramenta?

Atualmente existem produtos que permitem que as conexões tanto eletroeletrônicas quantos as de rede de dados e pneumáticas possam ser removidas, inseridas e substituídas rapidamente e sem a necessidade de ferramentas especificas e/ou adicionais para este processo, fazendo com que esse tipo de máquina possa produzir mais peças em menos tempo, aumenta a vida útil dos componentes mecânicos que fazem essas trocas e também contribui para o conforto do usuário ao operar a máquina.

Ainda sobre hardware, as máquinas-ferramenta, além dos sistemas de conexão, também possuem uma série de eixos, ferramentas e sistemas de transporte robustos que são usados durante todo o processo de fabricação de peças, sendo que existem máquinas-ferramentas tão avançadas, complexas e até perigosas, que necessitam de autorização legal especial para ser comercializada e operada, como por exemplo, os centros de usinagem utilizados na indústria bélica.

Mais uma vez, eu espero ter contribuído com o seu conhecimento, é claro que ainda existe muito o que pode ser dito e pesquisado deste maravilhoso mundo das máquinas-ferramenta, porém me despeço aqui e nos encontraremos em meu próximo post, não deixe de comentar.

Sugira temas para os quais devemos escrever para você. Entre em contato com a nossa equipe (no link abaixo) nos informe sobre um assunto da sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.