O incêndio e a necessidade

O incêndio e a necessidade

Certa vez, um de nossos clientes nos procurou com uma necessidade específica e emergencial: um incêndio em uma de suas máquinas. É claro, não fomos convidados a apagar o incêndio, isso ficou a cargo dos bombeiros.

Nossa missão era desvendar a causa do problema, que havia provocado um grande incêndio em uma das máquinas, e criar um mecanismo para que um incêndio como esse não ocorresse mais.

Nossos especialistas iniciaram um trabalho personalizado, primeiro descobrindo o motivo do incêndio, depois propondo uma solução que mitigasse os riscos de um novo incidente como esse.

O que impressionou nossos técnicos foi entender que a causa do incêndio era um velho conhecido daqueles que trabalham com instalações elétricas em máquinas e equipamentos: O curto-circuito.

 

O problema

Descobrimos, ao longo do trabalho, que o incêndio fora desencadeado por um curto-circuito intermitente em um conector M8, com um fio de pequena bitola (0,25 mm²), energizado por 24VDC em baixa corrente, quase imperceptível, se alastrando por toda máquina.

A corrente de curto-circuito é muito baixa nesses casos, e o disjuntor termomagnético e as outras proteções do sistema não foram capazes de identificar a falha a tempo. A incapacidade dos disjuntores termomagnéticos de identificar e atuar em curtos-circuitos como esse já foi tema de outros artigos nossos.

Isso acontece constantemente com o uso de disjuntores termomagnéticos, equipamentos que não foram criados para serem utilizados com os circuitos elétricos de máquinas e equipamentos implantados em nossas indústrias nos dias de hoje.

A questão é que muitas vezes nos lembramos de modernizar diversos dispositivos e sistemas das nossas indústrias, mas deixamos a proteção elétrica em segundo plano, nos esquecendo de que todo o sistema modernizado precisa também de proteção efetiva.

Leia mais: Benefícios de uma instalação descentralizada

 

O produto e a solução

Dessa forma, e entendendo que todo produto surge de uma necessidade, criamos uma proteção eletrônica para alimentação de circuitos elétricos industriais, e a essa proteção demos o nome de MIC.

Resumidamente, o MIC é um disjuntor eletrônico, que ao detectar uma corrente maior que a especificada, corta a energia rapidamente e previne qualquer transtorno que gere incêndio por curto-circuito.

Além desta proteção, o MIC contém um contato de alarme que pode ser ligado a uma torre luminosa, a um alarme visual ou sonoro, ou mesmo a uma entrada do CLP reservada para receber indicação de alarme!

Mas você pode estar se perguntando: se houve uma queda de alimentação da máquina por curto-circuito, toda a máquina foi desligada, inclusive o CLP, certo? ERRADO! O MIC também proporciona um alto índice de seletividade das máquinas e equipamentos. Assim, somente o setor onde aconteceu a pane elétrica é desativado, mantendo o CLP e outros circuitos funcionando para que os diagnósticos possam ser feitos com grande velocidade e assertividade.

Assim, também é possível realizar o rearme remotamente pelo PLC ou algum outro dispositivo que envie sinal em 24VDC, logo que o curto-circuito seja retirado e aquela área da máquina esteja pronta para funcionamento.

O produto, desenvolvido exclusivamente para a demanda do nosso cliente, obteve grande êxito, pois além de resolver o problema imediato, preveniu futuros contratempos.

Desde sua criação em 2004, o MIC é um dos produtos mais bem-sucedidos da Murrelektronik, sendo homologado e aprimorado para outras empresas, como Mercedes, Fiat e Renault.

É importante lembrar que a Murrelektronik foi detentora da única patente de disjuntor eletrônico durante muitos anos. Assim, sempre estará na vanguarda do desenvolvimento de proteções elétricas para circuitos de comando. Nosso time de especialistas de produto continua trabalhando para aprimorar o MIC.

 

Quer saber mais sobre proteções elétricas como o MIC?

Nossos especialistas de produtos estão preparados para entender como mitigar os riscos de incêndios causados por curtos-circuitos e outras panes elétricas em suas máquinas e equipamentos. Além disso, podem lhe ajudar a aumentar consideravelmente o diagnóstico de falhas e reduzir o tempo de parada das suas máquinas.

Faça contato com o nosso time e entenda como podemos ajudar você e a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.