O Que é Cloud Computing e Como se Aplica na Indústria 4.0?

O Que é Cloud Computing e Como se Aplica na Indústria 4.0?

A nuvem chegou para revolucionar completamente o modo como usamos a computação e armazenamos os nossos dados. Para entender o que é cloud computing é preciso entender que o conceito vem crescendo desde meados dos anos 1990, quando foi idealizado. Hoje, é uma das mais importantes tendências em matéria de tecnologia da informação existentes.

Basta listar brevemente os benefícios da nuvem para compreender a razão do conceito ser tão importante, principalmente em um cenário em que nós temos cada vez mais dados para serem armazenados e uma curva exponencial de crescimento dos mesmos.

Afinal, o que é cloud computing?

Entender o que cloud computing é entender que dados devem — e precisam — ser armazenados com cada vez mais rapidez e, principalmente, segurança. A computação na nuvem implica no fornecimento de serviços como armazenamento, bancos de dados, softwares, servidores e muitos outros por meio da internet.

A ideia de “nuvem” vem porque aqueles arquivos não estão armazenados em sua própria máquina, e sim na do provedor de soluções que está oferecendo seus serviços. O material chega até você por meio da internet. Nos dias de hoje, isso só é possível devido a alta velocidade de rede que temos acesso.

Benefícios do cloud computing

Agora que você já sabe o que é cloud computing é hora de entender quais são os verdadeiros benefícios do conceito.

custo — elimina a obrigatoriedade de gastar com hardware especializado;
velocidade — mesmo grandes volumes de dados são transmitidos em matéria de segundos;
desempenho — os serviços são frequentemente atualizados nos data centers responsáveis com o hardware mais avançado do momento;
segurança — os provedores contam com hardware e software especializado em garantir a segurança de todos os seus dados;
produtividade — o cloud computing reduz os custos em manutenção e também no tempo gasto pelos especialistas de tecnologia da informação, que podem se focar em outras atividades mais importantes.

Como se aplica na Indústria 4.0?

O principal objetivo da Indústria 4.0 é tornar o modelo de produção mais produtivo sem comprometer a sua qualidade, a partir de inovações tecnológicas. A virtualização de processos produtivos e a comunicação de objetos físicos à rede mundial de computadores são dois de seus princípios.

Se você entendeu o que é cloud computing fica fácil fazer a relação entre os dois conceitos. Utilizar a nuvem torna os processos produtivos ainda mais otimizados, uma vez que não é preciso preocupar-se com questões específicas ao hardware e focar nas próprias operações com velocidade e agilidade.

Para mais artigos sobre automação industrial acompanhe o blog da Murrelektronik!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.