O Que é Encoder e Para que Serve na Automação Industrial?

O Que é Encoder e Para que Serve na Automação Industrial?

Existem vários sensores disponíveis no mercado atualmente que contam com funções extremamente importantes para a automação industrial. O que é encoder? Um dos tipos mais importantes de sensor atualmente. Confira este artigo e descubra quais são as suas funções e como auxilia no chão de fábrica.

Afinal, o que é encoder?

O encoder é um tipo de sensor que é capaz de fornecer um feedback sobre o motor de rotação e a posição de um determinado equipamento, como uma peça que gira ou desloca-se de maneira linear. Isso significa que o encoder transforma uma posição física no espaço em um sinal digital.

Existem alguns tipos de encoder disponíveis no mercado atualmente. Porém, em suma, ele funciona por meio de um disco com marcações, um receptor e um emissor. Conforme o disco vai girando, as marcações vão sendo contadas. O sinal enviado é proporcional a quantidade que girou.

Agora que você já sabe o que é encoder e como funciona, é preciso saber escolher o mais adequado para seu maquinário. A decisão dependerá diretamente da precisão necessária e da frequência.

Quais são os tipos de encoder que existem? 

Entender o que é encoder é importante, mas compreender as diferenças entre os modelos existentes é ainda mais. Em suma, são dois tipos diferentes:

  • encoder absoluto — fornece um valor codificado para a posição, ou seja gera um código binário para cada unidade de deslocamento. Ele indica a posição absoluta e costuma ser mais caro, por conta de sua complexidade;
  • encoder incremental — gera impulsos por revolução e esse impulso representa a medida da distância. Gera um pulso para cada unidade de deslocamento. Indica a posição relativa ao ponto em que foi ativado. É mais simples, menos tecnológico e, por isso, mais barato.

A mais comum forma de aplicação deste sensor dentro da automação industrial é como leitor de rotação, medida em rotações por minuto (RPM), para medir a velocidade de um determinado motor. Porém, também é bastante utilizado como medidor de tensão nos motores que tocam a esteira. Gostou de saber o que é encoder e quer saber ainda mais sobre automação industrial e suas mudanças na atualidade? Confira o blog da Murrelektronik e fique sempre por dentro!

 

Dicas infalíveis para reduzir custos com automação em máquinas. Cadastre-se!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *