história da automação

Qual é a Historia da Automação Industrial no Brasil?

O termo automação industrial nada mais é do que a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas que visem a diminuição do o uso de mão de obra em qualquer processo. Além disso, a automação possibilita a diminuição os custos e aumenta a velocidade da produção. Mas da onde isso surgiu? Conheça mais sobre a história da automação neste artigo!

História da Automação

A história da automação vem desde a pré-história, quando o homem tentava mecanizar suas atividades. Prova disso, podemos exemplificar com a invenção da roda, moinhos movidos por vento e rodas d’água. Essas invenções demonstram as primeiras tentativas do homem de poupar esforço para realizar seu trabalho antes mesmo da automação industrial.

Embora a automação industrial já apresentasse alguns indícios de sua existência em meados do século XVIII, com o aperfeiçoamento dos processos de produção na Inglaterra, foi somente na década de 1950 que o termo se tornou popular. A automação, nessa época, caracterizava a movimentação automática de materiais.

Diferente da mecanização, que apenas substitui o esforço físico na realização de tarefas por máquinas, a automação permite ainda o controle automático desses maquinários. Já no século XX, os computadores e controladores programáveis passaram a fazer parte da tecnologia da automação industrial, sendo os computadores hoje a principal base da automação industrial como conhecemos.

Afinal, quando a automação industrial começou a ser usada no Brasil?

A história da automação no Brasil teve sua consolidação na segunda metade do século XX. Isso porque, devido às duas grandes guerras do século, os exportadores de produtos de maior complexidade na época, os países europeus, estavam se reestruturando. Neste momento, o país teve sua participação como exportador de produtos manufaturados ou com algum grau de tecnologia.

O processo de automação industrial no país tem como maiores destaques as indústrias automobilística e de alimentos. Além disso, pequenas e médias empresas também têm se interessado pela tecnologia, devido a possibilidade de incentivos fiscais.

Hoje em dia, a automação industrial é usada como uma grande vantagem competitiva, permitindo o completo domínio sobre o volume de produção, qualidade dos produtos e diminuição dos custos, além disso, também contribui para o fortalecimento da economia e barateamento dos produtos como um todo.

Gostou de saber mais sobre a história da automação industrial? Comente e não deixe de acompanhar o blog da Murreletronik para mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.