Indústria 4.0

O que é a Indústria 4.0?

Como eu escrevi no primeiro artigo, tudo mudou muito rápido nos últimos 20 anos, menos a indústria. Enquanto na comunicação mudamos de orelhão discado com ficha para whatsapp, na indústria mudamos do S5 para o S7 ou do PLC5 para o Control Logix. São grandes mudanças, mas incomparável com restante do planeta.

Hoje vou escrever sobre de onde vem, qual o propósito e o que é a Indústria 4.0.

Onde e Por que?

A Alemanha tem uma das indústrias mais avançadas do planeta. A produtividade alemã é admirada (e talvez invejada) por quase todo o planeta. Eles são super conhecidos por ter uma mecânica precisa e um hardware de alta qualidade.

Mas os políticos alemães identificaram um calcanhar de Aquiles. Eles perceberam que quando alguém precisava de qualidade compravam da Alemanha. Mas quando queriam preço, compravam da China e quando queriam menos hardware e mais software, compravam dos Estados Unidos. Então, o que fazer para continuar na vanguarda da indústria? Fazer uma lei…

Cerveja, Carro e a Indústria

Mas como assim, Marcelo? Como um país vai fazer uma lei e controlar a direção da indústria? Será que estamos em um mercado fechado? Que a concorrência, mercado ou clientes não decidem mais os rumos? Bom, o que eu posso dizer é que o governo alemão tenta tomar as rédeas da direção das coisas e eles possuem precedentes.

A Lei da Pureza da Cerveja é de 1516 e falou como uma cerveja deve ser produzida. Até hoje, com poucas modificações, para o produto pagar menos impostos deve se enquadra na lei.

Um movimento muito parecido da indústria está acontecendo com os carros. A Alemanha acabou de fazer uma lei que determina que até 2030 não sejam mais produzidos automóveis movidos a derivados de petróleo. Por que? Porque a Tesla (fabricante americana de carros elétricos) está ameaçando a indústria automotiva.

Outra resolução é o fim das usinas termonucleares em 2022. E por aí vai.

E o que os políticos fizeram?

Bom os políticos não tem o poder de criar novas tecnologias, como as que impulsionaram a primeira, segunda e terceira revoluções industriais. Mas eles podem copiar. E eles fizeram isso muito bem. Eles pegaram as últimas tecnologias que estão sendo usadas em TI e determinaram que sua indústria aplicasse também.

Além disso, escolheram uma aplicação/melhoria nos processos e colocaram no meio da lei.

Então, segundo a lei, a Indústria Alemã deve ganhar produtividade para a produção de pequena escala utilizando as tecnologias Internet das Coisas, Big Data, Wifi, Inteligência Artificial, Sistemas Cibernéticos, etc.

 Mas e como está a indústria brasileira? Será que estamos preparados para a quarta revolução industrial? Bom, veja isto no próximo capítulo…Mas se tiver alguma dúvida basta preencher o formulário clicando no botão abaixo que um dos nossos especialista entrará em contato com você e esclarecerá suas dúvidas!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.