O Que São Protocolos de Rede na Automação Industrial?

O Que São Protocolos de Rede na Automação Industrial?

Entender o que são protocolos de rede é imprescindível para compreender as dimensões da automação industrial. Em um chão de fábrica, é essencial que diferentes equipamentos consigam trocar informações entre si, correto? Porém, esses dispositivos não se comunicam por meio da mesma língua. A solução? Um protocolo de rede.

Afinal, o que são protocolos de rede?

Para responder o que são protocolos de rede, primeiro é preciso explicar que, como as linguagens de cada um dos maquinários são diferentes, é preciso definir um conjunto de regras, ou seja, o modo como se dará a comunicação.

Sendo assim, os protocolos são os padrões pelos quais é estabelecida a troca de dados. Basicamente, são códigos criados para que diferentes computadores possam “conversar”, a fim de supervisionar e gerenciar uma série de processos diferentes.

Adotar redes industriais no chão de fábrica pode trazer inúmeros benefícios em relação à automação industrial, como a redução das instalações elétricas, redução no tamanho do painel elétrico, flexibilidade na ampliação ou modificação e até mesmo diagnóstico local de falhas.

Por que existem tantos protocolos de rede no mercado? 

Agora que você já sabe o que são protocolos de rede, é hora de compreender a razão para termos tantas opções diferentes disponíveis no mercado nos dias de hoje. Para funcionarem, os protocolos pegam os dados que precisam ser transmitidos por meio da rede e quebram essas informações em pequenos pedacinhos.

Dentro de cada um destes pedaços selecionados, haverá a informação que define de onde vem esses dados e para onde eles devem ir. A partir daí, aquele código específico dá sequência para a distribuição da mensagem.

Em suma, cada protocolo de rede trabalha de uma maneira diferente. Cada um dos códigos conta com um funcionamento diferente. Por exemplo, existem aqueles direcionados aos equipamentos de pequeno porte, outros que cobrem distâncias menores, alguns que podem cobrir centenas de metros e por aí vai.

Por isso, é preciso compreender as necessidades de sua companhia, a fim de escolher a rede que mais se adequa às suas necessidades.

Gostou de saber o que são protocolos de rede? Para entender ainda mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre as diversas redes de comunicação e continue acompanhando o blog da Murrelektronik para ficar sempre por dentro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.