entenda os desafios para indústria 4.0 no brasil

Os 2 desafios para Indústria 4.0 no Brasil

São diversas as transformações propostas pelo advento da Indústria 4.0. O novo cenário dos processos produtivos traz a automatização, tecnologias de informação e comunicação para dentro das fábricas. Além das inovações tecnológicas, o contexto muda também o papel do trabalhador dentro do ciclo produtivo, propondo um novo tipo de atuação mais gerenciadora e analítica.

Todas as modificações geradas pela indústria 4.0 já podem ser visíveis em países com tecnologias mais avançadas, como Alemanha e Estados Unidos. No entanto,  a implantação da nova tendência produtiva em países em desenvolvimento ainda segue em passos curtos. Por exemplo, ainda é possível enxergar vários desafios para a indústria 4.0 no Brasil.

Para saber mais sobre o assunto continue lendo este artigo!

Entenda os desafios para indústria 4.0 no Brasil 

O cenário gerado pela quarta revolução industrial já pode ser notado no Brasil, porém, comparado ao resto do mundo, ainda são necessárias melhorias na implantação de mecanismos tecnológicos. Fora isso, o avanço nas pesquisas para implantação e desenvolvimento de técnicas produtivas que acompanham a tendência instalada pelos pilares da manufatura avançada.

Mesmo com as dificuldade e menor investimento em tecnologias e pesquisas, algumas empresas estão apresentando avanços. Um ótimo exemplo é a Ambev. A fabricante de bebidas introduziu recursos tecnológicos para proporcionar a automação de sua produção com foco no controle das variações de temperatura da cerveja e redução de desperdício de energia.

Porém, essas ações ainda não são suficientes para a real concretização de mudanças no cenário da manufatura avançada no Brasil.

1. Investimento em educação e pesquisa

Sem dúvidas, a maior necessidade para a implantação da indústria 4.0 não só no Brasil, como na maioria dos países em desenvolvimento, é o investimento em educação e em pesquisas na área. O investimento vai influenciar diretamente na formação de profissionais especializados e cada vez mais capacitados.

Além disso, o financiamento e apoio de pesquisas na área também vai proporcionar o processo e criação de técnicas e mecanismos produtivos cada vez mais avançados e eficientes.

2. Profissionais especializados e capacitados

Além de toda mudança estrutural nos mecanismos de produção, a indústria 4.0 também pede por funcionários preparados para atender às novas demandas de trabalho.

Os postos de trabalho aumentam as possibilidades de vagas, no entanto, é ideal que seja apresentado um perfil mais que técnico, como também analítico e com formação multidisciplinar. No Brasil, principalmente pelo modelo de educação, o profissional que atende essas características ainda é um diferencial para o mercado.

Compreendeu os desafios para indústria 4.0 no Brasil? Comente e compartilhe este artigo! Aproveite e confira outros conteúdos da Murreletronik!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.