A Melhor Pesquisa em Automação Industrial do Brasil!

Como já foi dito em nosso post: E a Ethernet industrial continua linda…, no Brasil não temos muita pesquisa em automação Industrial. Talvez porque esperamos o governo, talvez porque não nos preocupemos muito com planejamento, talvez porque não achemos importante. Mas pra quem uma pesquisa serve mesmo?

Uma pesquisa serve para entendermos o cenário atual. Entendendo o cenário atual, podemos desenvolver ações e melhorar. Ou, interpretando as tendências podemos nos antecipar as mudanças. ou ainda, entendendo o mercado podemos influenciar e guiar as mudanças.

Exemplo para o profissional e automação industrial: Devo saber mais de DeviceNet, Profibus, Profinet ou Ethernet/IP? Devo conhecer mais de PLC ou SDCD? Quais são os segmentos que estão mais investindo em automação? Para saber essas e outras respostas acompanhe essa série.

Dados Demográfico

Fizemos uma pesquisa com profissionais em automação industrial no Brasil. A Pesquisa foi realizada entre julho e agosto de 2016 e foi respondida por 213 profissionais. A maioria dos profissionais é de São Paulo, seguido por Rio Grande do Sul e Paraná.

profissionais-por-estado

Os segmentos foram variados, os maiores são Automobilístico, Food & Beverage, Energia, Mineiração e Packaging. Mas mais de um terço dos participantes da pesquisa classificam sua empresa em outros segmentos.

profissionais-por-segmento

O tipo de empresa pesquisado, já foi melhor distribuído e sobraram poucas empresas em “Outros”. Fabricante de Máquinas e Engenharia representam quase 2/3 dos pesquisados.

profissionais-por-tipod-de-empresa

O Tamanho da empresa apresentou uma variação importante de ser ressaltada. Empresas pequenas, entre 1 e 50 funcionários, naturalmente possui uma quantidade maior, mas este valor não cai linearmente ao aumentarmos o tamanho da empresa. Empresas de 50 a 100 funcionários e empresas de 500 a 1000 funcionários possuem uma quantidade muito menor. Podemos formular hipóteses para esta discrepância como: Esta é uma característica do nosso mercado ou A crise está atingindo mais empresas destes tamanhos que as outras. Precisamos de uma pequena série histórica para reforçar ou refutar estas hipóteses.

tamanho-das-empresas

Tamanho do Mercado Brasileiro

Deve-se levar em consideração, como já dito acima que ainda é a primeira pesquisa elaborada com este fim e que o número de respostas ainda pode apresentar um certo erro.

Mas dito isso, os dados ligados a investimentos foram surpreendentes. Apenas no universo estudado a quantidade de painéis ou máquinas produzido ou reformado é média entre 11 e 100. E o total dos painéis produzidos ou reformados por dia é maior que 30.000 ou seja, mais de 130 painéis/máquinas por dia de trabalho…

quantidade-de-paineis-maquinas

Se você se interessou por esses dados, não perca os próximos posts, onde falaremos mais sobre Controladores, redes industriais, e expectativas para o futuro.

 

Facebooktwitterlinkedin
  1. A automação industrial é um ponto vital para a industria toda no Brasil e no resto do mundo. A industria 4.0 baseia-se nos investimentos tecnológicos, a capacitação dos trabalhadores e pesquisadores, e os avanços na gestão da produção. Não se pode poupar em investimentos deste tipo se quisermos concorrer no nível internacional. Temos uma grande necessidade dos sistemas de monitoramento, de possibilidades de computação de massas, de dados cada vez maiores, dos frame grabbers, etc… Temos que falar menos e dirigir os investimentos ali onde são produtivos no médio prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.