A Melhor Pesquisa em Automação Industrial do Brasil!

Como já foi dito em nosso post: E a Ethernet industrial continua linda…, no Brasil não temos muita pesquisa em automação Industrial. Talvez porque esperamos o governo, talvez porque não nos preocupemos muito com planejamento, talvez porque não achemos importante. Mas pra quem uma pesquisa serve mesmo?

Uma pesquisa serve para entendermos o cenário atual. Entendendo o cenário atual, podemos desenvolver ações e melhorar. Ou, interpretando as tendências podemos nos antecipar as mudanças. ou ainda, entendendo o mercado podemos influenciar e guiar as mudanças.

Exemplo para o profissional e automação industrial: Devo saber mais de DeviceNet, Profibus, Profinet ou Ethernet/IP? Devo conhecer mais de PLC ou SDCD? Quais são os segmentos que estão mais investindo em automação? Para saber essas e outras respostas acompanhe essa série.

Dados Demográfico

Fizemos uma pesquisa com profissionais em automação industrial no Brasil. A Pesquisa foi realizada entre julho e agosto de 2016 e foi respondida por 213 profissionais. A maioria dos profissionais é de São Paulo, seguido por Rio Grande do Sul e Paraná.

profissionais-por-estado

Os segmentos foram variados, os maiores são Automobilístico, Food & Beverage, Energia, Mineiração e Packaging. Mas mais de um terço dos participantes da pesquisa classificam sua empresa em outros segmentos.

profissionais-por-segmento

O tipo de empresa pesquisado, já foi melhor distribuído e sobraram poucas empresas em “Outros”. Fabricante de Máquinas e Engenharia representam quase 2/3 dos pesquisados.

profissionais-por-tipod-de-empresa

O Tamanho da empresa apresentou uma variação importante de ser ressaltada. Empresas pequenas, entre 1 e 50 funcionários, naturalmente possui uma quantidade maior, mas este valor não cai linearmente ao aumentarmos o tamanho da empresa. Empresas de 50 a 100 funcionários e empresas de 500 a 1000 funcionários possuem uma quantidade muito menor. Podemos formular hipóteses para esta discrepância como: Esta é uma característica do nosso mercado ou A crise está atingindo mais empresas destes tamanhos que as outras. Precisamos de uma pequena série histórica para reforçar ou refutar estas hipóteses.

tamanho-das-empresas

Tamanho do Mercado Brasileiro

Deve-se levar em consideração, como já dito acima que ainda é a primeira pesquisa elaborada com este fim e que o número de respostas ainda pode apresentar um certo erro.

Mas dito isso, os dados ligados a investimentos foram surpreendentes. Apenas no universo estudado a quantidade de painéis ou máquinas produzido ou reformado é média entre 11 e 100. E o total dos painéis produzidos ou reformados por dia é maior que 30.000 ou seja, mais de 130 painéis/máquinas por dia de trabalho…

quantidade-de-paineis-maquinas

Se você se interessou por esses dados, não perca os próximos posts, onde falaremos mais sobre Controladores, redes industriais, e expectativas para o futuro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.