Logo Sercos

Conheça sobre Sercos III, Protocolo de Rede Industrial

Se nosso compromisso é falar sobre Redes Industriais, precisamos falar de todas, certo? Assim, abordar sobre Sercos III é inevitável. Rede Industrial orientada para aplicações para comunicação de Servo Acionamentos, Integração de Componentes de Segurança e Redução do Consumo de Energia Elétrica, prioriza benefícios de uma forma orientada. É claro, mais uma rede baseada em Ethernet aprimorada.

 

Sercos III, para aplicações com muito movimento

Há muitos anos os Servo Motores invadiram as aplicações industriais que necessitam de movimentos precisos, sincronismo, grandes movimentações etc. Assim, não seria estranho o uso de uma Rede Industrial que atendesse frontalmente as demandas de máquinas e equipamentos baseado em movimentos.

Defendida pela Schneider Eletric, mas se intitulando como uma rede Não Proprietária, o Sercos III é uma atualização para Ethernet das suas versões anteriores (Sercos I e II). Tem o registro de utilização em mais de 350.000 aplicações atendendo mais de 3 Milhões de nós.

Talvez menos conhecida que algumas “estrelas” das Redes Industriais baseadas em Ethernet, o Sercos III atende frontalmente algumas de mandas que, mesmo também sejam atendidas por outros Protocolos, não são necessariamente priorizados por eles. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre estas demandas atendidas pelo Sercos III.

 

Uma Rede Industrial para movimento

Não é incomum uma máquina ou equipamento necessitar de sincronismo exato entre diversos eixos de trabalho, exigindo capacidade de comunicação integrada com vários Servo Motores ao mesmo tempo. Podemos encontrar estas demandas em máquinas ferramenta, máquinas de embalagem, máquinas de impressão, dispositivos de montagem, entre outros. Em aplicações como esta, a comunicação entre Servo Acionamentos deve ser um item de primeira ordem.

Esta é uma das principais vantagens da Sercos III. Capaz de realizar o sincronismo de diversos Servo Acionamentos, mantendo esta comunicação na casa dos 31,25 microssegundos, e sincronismo em fração de microssegundos, esta Rede Industrial se posiciona como uma grande solução para aplicações com movimentos.

A velocidade de comunicação

Fica evidente que para atuar de forma direta no controle e sincronismo de Servo Acionamentos, a velocidade de trabalho da Rede Sercos III precisa ser diferenciada. Sercos III utiliza Fast-Ethernet Full Duples em 100Mbits/segundo, tempos de atuação extremamente baixos por conta da alta velocidade de processamento utilizando dispositivos on-the-fly e da falta de necessidade de uso de componentes adicionais como Hubs ou Switches.

 

Integração nativa com componentes de segurança e outras redes

Componentes de segurança e componentes “comuns” podem conviver dentro da mesma rede Sercos III. Funções de segurança da SIL3 de acordo com a IEC 61508 podem ser implementadas com CIP Safety no Sercos III. Sua capacidade de roteamento oferece suporte à comunicação na rede Sercos III. Outra possibilidade é a utilização simultânea de componentes CIP Safety, DeviceNet e Sercos, por exemplo.

 

Outras vantagens do Sercos III

As vantagens declaradas pelo Sercos III são:

  • Configuração por software – A configuração de nós Sercos III realizada por software permite a geração de uma biblioteca de configurações, bem como a substituição rápida de um módulo de rede;
  • Determinismo para Rede Ethernet – Mais um exemplo de atuação da Ethernet com seus problemas de determinismo resolvidos em profundidade, assim, Sercos III também possui a garantia de entrega e leitura de dados necessária à uma Rede Industrial;
  • Redução do consumo de Energia Elétrica – Componentes de leitura e otimização do Consumo de Energia Elétrica podem ser utilizados para que a redução de consumo e redução de custos seja mais uma garantia da rede;
  • Redução de custos de aplicação – Sendo uma Rede Industrial aberta, o Sercos III não exige a utilização de Chipset específico, garantindo uma aplicação de alta performance à custos justificáveis para a grande maioria das utilizações.

 

Tudo em Redes Industriais

Calma, isso ainda não é uma propaganda das nossas soluções de I/O Remoto… O que estamos dizendo aqui é que nosso compromisso em falar de todas as Redes Industriais minimamente promovidas pelos seus incentivadores e utilizadas no meio industrial. Como já falamos anteriormente, este é o nosso compromisso em entregar informações sobre esta importante área da automação. Faça contato com a nossa Engenharia de Aplicação para saber mais sobre tudo isso!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.