LOGO VARAN

Conheça mais sobre VARAN, Protocolo de Rede Industrial

VARAN vem da sigla Versatile Automation Random Access Network, termo grande, mas explica muito bem ao que veio esta Rede Industrial. Pensado para elevar a determinística ao nível máximo, implementa diversas funcionalidades para as tão desejadas em aplicações industriais para Rede Ethernet. Mas, vamos falar um pouco mais sobre a Rede VARAN

VARAN, resolvendo uma confusão real time

Desde de as primeiras tentativas de resolver conflitos de comunicação e a falta de determinística da Rede Ethernet padrão baseada em TCP/IP, fabricantes de componentes, Associações de Tecnologia e iniciativas gerais trabalham para elevar a velocidade e garantia de dados à um nível extraordinário.

VARAN é uma Rede Industrial criada para esta questão, pois promete resolver questões que outras Redes Industriais ainda não resolveram, como:

  • Escrita e leitura de dados em tempo real;
  • Contingência de comunicação para o caso da queda do bus;
  • Robustez na manutenção da Rede Industrial.

Criada inicialmente pela Sigmatek, foi aberta ao mercado e para a criação de um grupo de trabalho composto com várias empresas (VNO – VARAN-BUS-NUTZERORGANISATION) em janeiro de 2006, passando a ser mais uma Rede Industrial aberta. Hoje conta com mais de 40 empresas participantes do seu desenvolvimento e fabricantes de componentes com a Rede VARAN

 

Contingência na comunicação de dados

A garantia de comunicação em uma Rede Industrial é realmente um dos pontos centrais e uma das principais preocupação tanto dos times que desenvolvem os protocolos (tanto os baseados em Fieldbus ou em Ethernet), VARAN apresenta uma evolução na garantia da escrita e na leitura de dados.

VARAN não utiliza somente os frames padrão da Ethernet, os pacotes menores correm em um Barramento VARAN distinto, desta forma, garantem uma grande resistência a possíveis interrupções de dados e proporcionam a repetição imediata de pacotes não reconhecidos dentro de um ciclo de comunicação.

O barramento VARAN utiliza um relacionamento Manager/Client no qual o manager inicia a comunicação imediatamente a comunicação e respostas para o client. Esta atuação foi determinada para que as colisões de dados no BUS sejam mitigadas ao máximo, garantindo entrega de dados e aumentando consideravelmente a velocidade de comunicação.

 

Gerenciamento e Comunicação de dados otimizada

Todo o processamento do protocolo de comunicação é feito pelo Hardware VARAN. Isso facilita os processos de comunicação e retira das CPUs e CLPs tarefas relacionadas a comunicação de dados, fazendo com que estes componentes estejam dedicados ao processamento de tarefas.

Cada membro da rede é sincronizado em um tempo menor que 100ns, assim é desnecessário o uso de clocks. O protocolo de comunicação utilizado na Rede Ethernet faz um bom uso da largura de banda garantindo sobrecarga mínima. Os frames de comunicação usam de 6 a 15 bytes, ao contrário dos frames em redes Ethernet padrão com tamanho de 26 bytes.

 

Outras vantagens da Rede VARAN

As vantagens declaradas pela VNO sobre o VARAN são:

  • Protocolo aberto de baixo custo – FGPAs relativamente baratos fazem parte desta Rede Industrial;
  • HotPlugs – Capacidade de utilização de HotPlugs que podem ser removidos e inseridos durante a operação;
  • Comunicação Assíncrona – Qualquer dado pode ser inserido na rede a qualquer momento;
  • Alimentação e comunicação em cabo – Cabo específico VARAN certificado pela CNO garante comunicação e alimentação 24Vdc em um mesmo meio físico;
  • Diagnóstico avançado – Ferramentas de diagnóstico e alarmes fazem parte das funcionalidades desta rede.

 

Será que esquecemos de alguma rede?

Na nossa avaliação CONSEGUIMOS FALAR DE TODAS AS REDES INDUSTRIAIS presentes no cenário de automação industrial, sejam as baseadas e, FieldBus ou em Ethernet. Mas, para termos certeza disso pedimos a sua ajuda. Faça contato com a nossa Engenharia de Aplicação para sugerir uma Rede Industrial que por ventura esquecemos, falar sobre esta sequência de artigos ou sugerir novos temas. Estamos aguardando sua ligação ou e-mail.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.