qual a diferença entre automação industrial e mecatrônica

Qual a Diferença entre Automação Industrial e Mecatrônica?

Os avanços no ciclo da produção industrial ocorreram ao longo de todas as revoluções. As inovações tecnológicas desenvolvidas foram pensadas para facilitar os processos, aumentando a eficiência e proporcionando menor custo. Acompanhando as transformações geradas por novas implementações técnicas e tecnológicas, você saberia esclarecer qual a diferença entre a automação industrial e mecatrônica? Qual seria a relação dessas duas áreas para o avanço produtivo?

Na primeira revolução industrial, podemos observar as máquinas a vapor como os pilares da produção, já em um segundo momento a eletricidade foi a responsável por gerar transformações significativas, em seguida, os computadores e o avanço da informática ampliaram a capacidades dos sistemas.

Atualmente, os avanços focados em automação industrial proporcionaram mudanças significativas no modo de produzir, na atuação do profissional da área e na utilização e compartilhamento de informações. Quer saber mais sobre a temática? Acompanhe na íntegra este artigo!

Entenda a relação e qual a diferença entre automação industrial e mecatrônica

Como foi mencionado, os processos de automação industrial proporcionam melhorias em toda cadeia produtiva há alguns séculos. Podemos até falar em milênios, já que qualquer avanço desenvolvido pelo homem, que possibilita criar e produzir, de maneira mais eficiente e automatizada, pode ser visto como um avanço proporcionado pela automação. É nesse ponto que podemos relacionar e compreender qual a diferença entre automação industrial e mecatrônica.

O desenvolvimento e aplicação de tecnologias mais avançadas e eficientes aos sistemas de automação industrial é possível pelo uso de técnicas advindas dos estudos e conhecimentos adquiridos pela engenharia mecatrônica. Em resumo, a mecatrônica tem foco apontado para a mecânica e fatores técnicos. Já a automação industrial tem os estudos associados ao gerenciamento e controle da produção.

Os profissionais — Engenharia mecatrônica e automação industrial

De forma simplificada, podemos compreender que o avanço dos processos de automação industrial são guiados pelas técnicas e tecnologias desenvolvidas pela engenharia mecatrônica. Portanto, o profissional da área estuda disciplinas que envolvem tanto a criação e entendimento de circuitos mecânicos, como os processos de automação industrial, pontos como gerenciamento de dados e informações.

No entanto, os especialistas na área possuem um conhecimento mais específico, pois têm a capacidade de construir, operar e realizar a manutenção de sistemas.

Já pesquisadores focados em soluções de automação industrial possuem um perfil naturalmente mais crítico e análitico, capaz de analisar e relacionar dados para proporcionar melhorias produtivas. Também possuem conhecimentos técnicos em relação a construção dos sistemas, mas buscam por uma formação mais amplificada.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? Confira mais no blog da Murrelektronik!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.