Qual a Função e o Que É CLP S7?

Qual a Função e o Que É CLP S7?

CLP S7 nada mais é do que uma sigla para o termo Controlador Lógico Programável. O CLP é um tipo de equipamento, já o S7 diz respeito a uma marca da Siemens. De qualquer forma, em poucas palavras, é um equipamento de controle. Ele conta com memória programável e sua principal atribuição é ler e executar uma série de instruções para um sistema ou processo específico.

Um ponto interessante é que o CLP S7 é modular. Ou seja, pode ser utilizado de maneira ampla em aplicações centralizadas ou distribuídas. Devido a sua arquitetura desenvolvida meticulosamente, o sistema oferece uma economia de espaço, flexibilidade de configuração e de expansão.

Sobre o CLP S7 

Esse tipo de equipamento é excelente porque fornece uma solução para sistemas integrados à produção, contando com personalizações que se adequam às necessidades do seu chão de fábrica. As aplicações são diversas, desde aquelas que são mais simples até as de alta performance.

Quando o assunto são os tipos de redes industriais aceitos pelo CLP S7, temos as seguintes opções:

  • Profibus DP/FMS;    
  • Profinet;    
  • AS-interface;    
  • Serial Ponto-a-Ponto;    
  • Modbus.

O primeiro CLP surgiu na década de 1960, na indústria automobilística, com o objetivo de controlar as operações repetitivas que aconteciam nas linhas de montagem. Essa foi a porta de entrada para uma série de inovações tecnológicas que viriam a seguir.

Quais são as vantagens de utilizar o CLP S7? 

Contar com um Controlador Lógico Programável S7 pode trazer inúmeros benefícios para sua planta industrial. Flexibilidade, confiabilidade, gestão de falhas, elevado número de entradas e saídas, baixo custo, monitoramento de funcionamento, alta velocidade de operação e facilidade de programação.

A economia de espaço na hora da instalação e o design modular são alguns dos pontos mais atrativos. Por ser especialmente desenvolvido para a automação industrial, é possível, de acordo com a demanda, criar estruturas centrais ou descentralizadas. Este ponto específico ainda facilita a gestão de estoque de peças sobressalentes.

Se você gostou de saber sobre o CLP S7 e quer entender ainda mais sobre automação industrial, não deixe de acompanhar o blog da Murrelektronik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.