Quais São os Tipos de Redes Industriais?

Quais São os Tipos de Redes Industriais?

Para entender tudo sobre os tipos de redes industriais, primeiro é preciso compreender o que são essas redes e quais são as suas aplicações nos dias de hoje. Quando falamos de automação industrial, as redes são os protocolos de comunicação desenvolvidos para conectar os dispositivos.

Elas servem para controlar um determinado processo de automação por meio de uma ágil e precisa troca de informações, comumente realizada entre sensores, computadores, atuadores, etc. Existem diversos tipos de redes industriais porque cada um deles conta com regras específicas que regem a transferência de dados.

Os tipos de redes industriais da atualidade

Hoje, há vários tipos de redes industriais disponíveis no mercado. É preciso realizar uma análise profunda para compreender qual é a mais adequado para as suas necessidades. Conheça um pouco mais sobre eles a seguir:

AS-Interface

Apesar de não ser muito utilizada nos dias de hoje, a AS-Interface é um dos tipos de redes industriais mais simples e práticos, ideal para ser utilizado em máquinas de pequeno porte, onde a conexão digital de sensores e atuadores representam boa parte das instalações elétricas da aplicação.

CANOpen

Também conhecida como rede CAN, é baseado na aplicação de sistemas real-time, com uso de mensagens geradas por um broadcast. Possibilita a comunicação de microcontroladores e dispositivos sem a necessidade de um computador host.

DeviceNet 

Ideal para a troca de dados entre dispositivos de controle, a DeviceNet é um protocolo de rede bastante utilizado nos dias atuais. Oferece até 64 nós de conexão em topologia do tipo tronco/derivação.

Profibus

Também é um dos mais comuns tipos de redes industriais, com mais de 10 milhões de nós instalados em todo o mundo. Existem três versões diferentes atualmente e são mantidas, atualizadas e comercializadas pela PROFIBUS International, uma organização sem fins lucrativos.

Modbus

Um dos mais antigos protocolos de comunicação é o Modbus. Adequa-se a diversos meios físicos e é uma das mais baratas entre as redes de comunicação da atualidade. Hoje, existe a Modbus RTU e o Modbus/TCP.

PROFINET

Baseada no padrão de Ethernet Industrial, a PROFINET proporciona comunicação em tempo real, segurança integrada, integração com a web e muito mais.

Ethernet/IP

Um dos protocolos de rede mais jovens e modernos disponíveis no mercado. Conta com incrível capacidade de conexão no chão de fábrica a ainda oferece soluções em nível corporativo.

Gostou de conhecer alguns dos tipos de redes mais utilizados na atualidade? Escolha o ideal para você e entre em contato com a Murrelektronik

Facebooktwittergoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.