Segurança de Máquina

Segurança de Máquina: Uma alternativa econômica para a NR12

Muito se fala que a segurança de máquina é primordial e que segurança não tem preço. Concordo com as duas orações, mas devemos conhecer as soluções existentes para segurança de máquina para que ela não seja excessivamente cara e que consigamos colocar segurança em todos os lugares importantes.

Sistemas de Segurança de Máquina

Os componentes de automação mais usados em um sistema de segurança de máquina são botões de emergência, cortinas de luz, chaves, scanners, plcs de segurança, relés de segurança, módulos de IO remoto de segurança, travas de segurança, válvulas de segurança, etc.

Mas, de acordo com as normas, um sistema de segurança de máquina, deve possuir um ou mais sensores, um controlador e um ou mais atuadores. Por isso, podemos dividir estes equipamentos nestas três categorias.

 Aqui na Murr dizemos que com a definição do conceito de instalação, você já define 80% dos seus custos. Ou seja para você economizar, você deve escolher um conceito de instalação coerente com sua aplicação. Se isto é verdade para aplicações sem segurança, também é verdade para aplicações com segurança. 

Conceitos de Instalação para Segurança

Conceitos de Instalação é um rascunho de como será a instalação da máquina. Quantos PLCs a máquina terá? Onde estarão? como você vai levar os sinais de sensores e atuadores até o PLC? Com o próprio cabo do sensor? Com caixa de passagem? Com IO remoto? Etc.

Então, Conceitos de Instalação para a Segurança de Máquina, será um rascunho sobre como vamos fazer esta instalação. O que você vai usar como controlador? Relé de Segurança, PLC de Segurança, uma Rede de Segurança?

Relé de Segurança

Os relés de segurança já são bem conhecidos. Precisa de um circuito de segurança, coloque um relé. Dois circuitos, dois relés e assim vai… Como pode ver para poucos pontos é fácil e barato, mas para muitos pontos, começa a ficar trabalhoso e caro.

Aplicação com Rele de Segurança

Aplicação com Rele de Segurança

Solução safety

Combinação de rede de campo standard e rede de campo safety – safety ativo

CLP de Segurança

O CLP resolve isso, quando você tem próximo de 5 dispositivos de segurança um CLP de segurança já fica mais simples e talvez mais econômico que os relés de segurança.

PLC de Segurança

PLC de Segurança

Solução Safety_PLC

Solução Safety – PLC

As vantagens são claras. O PLC é programável, é flexível e a solução fica até mais econômica… E as desvantagens? Bom você fazer tudo a partir do painel, com poucos soluções de distribuição é uma e outra é estar separado dos seus pontos standart. 

Rede de Segurança

Alguns PLCs já estão oferecendo Redes em Segurança. As mais famosas são o ProfiSafe e o CIP Safety. Para isto você precisará de um PLC que suporte a rede e os módulos de IO Remoto. Aqui a solução é integrada e é facilmente descentralizada.

Segurança Ativa - Redes de Segurança

Segurança Ativa – Redes de Segurança

CIP Safety

Aplicação – CIP Safety

Solução safety

Solução safety

Com isto você tem um alto custo inicial (compra do CLP), mas um custo mais baixo a medida que vai inserindo dispositivos. Ideal para quem tem muitos dispositivos de segurança.  

Segurança Passiva

Legal, você já escolheu seu controlador, agora precisa instalar seus botões, switches, cortinas, etc ao controlador… Se você estiver usando rede de segurança, tem mais opções. Mas e se você estiver usando Relé de Segurança ou PLC de Segurança? Segurança passiva é uma opção.

Esses distribuidores de sinais especialmente projetados para a segurança te ajudam no projeto e na instalação. Eles podem fazer a ligação em série dos botões e também podem ligar as saídas fio a fio, diminuindo e até evitando as caixas de passagem.

Já os Módulos de Rede com segurança passiva para as saídas são feitos de forma que você tenha o baixo custo inicial de relés de segurança, a integração com a rede e se você quiser, distribuição e descentralização.

Segurança Passiva

Segurança Passiva

Segurança Passiva - Aplicação

Segurança Passiva –

Aplicação

Segurança Passiva - Solução Safety

Segurança Passiva – Solução Safety

Nas saídas, você pode usar um relé de segurança. Ao desarmar, o relé desliga a alimentação dos módulos de segurança passiva. A Limitação é que estes pontos só atingem Categoria de Segurança 3 ou PLd.

MVK Safety

MVK Safety

Como fazer a Segurança de Máquina?

Como eu disse no começo, não existe a melhor solução para todos. Existe o melhor conceito para sua máquina e existem muitos fatores para encontrar esse melhor conceito. Mas um deles é a quantidade de dispositivos de segurança que você possui.

Se você possuir poucos dispositivos, relé de segurança é sua melhor opção. Entre 5-10 dispositivos, PLC de Segurança. Mais que 20, provavelmente a Rede de segurança vai valer a penta. E se você tiver entre 10 e 20, eu estudaria a Segurança Passiva. 

 

Solução de Segurança na Indústria

Solução de Segurança na Indústria

Ahh, já ia esquecendo… A Murrelektronik pode fazer uma consultoria gratuita para você. Solicite um estudo sobre conceitos de instalação para segurança da sua máquina, clicando no botão abaixo.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Aproveito e deixo aqui, mais um post interessante sobre Segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.