Você Conhece as Novidades em Tecnologia de Conexão?

Você Conhece as Novidades em Tecnologia de Conexão?

O foco em integração de sistemas e rapidez de execução em múltiplas operações simultâneas implementado pela indústria 4.0, fez necessária a criação de produtos que oferecessem tecnologia de conexão para suprir a demanda produtiva do chão de fábrica.

Dessa maneira, surgiram diversos novos itens, que podem realmente fazer a diferença no trabalho das máquinas de automação atuais. Confira detalhes sobre as novidades neste artigo e entenda como elas podem melhorar sua produção!

O que esperar das novidades em tecnologia de conexão?

A integração entre os sistemas internos é uma das principais premissas da quarta revolução industrial, assim como a simplicidade na operação e instalação da tecnologia de conexão nos mais diversos níveis.

Cabos Fieldbus para vários protocolos

A estrutura modular é extremamente estimulada pela nova ideia de tecnologia de conexão. Por isso, hoje é importante ter à disposição produtos como os cabos fieldbus, que entreguem maiores possibilidades de uso para não haver a necessidade de trabalhar com inúmeras trocas de cabos.

Dessa maneira, em situações em que é preciso fazer a substituição de peças ou até mesmo a implementação de um novo protocolo de rede industrial, é possível simplesmente transferir o cabeamento.

Acopladores T

Os acopladores T permitem a duplicação da capacidade de conexão, por meio de dois conectores com instalação simplificada (porcas de acoplamento fixo). Ao fazer isso, o número de fieldbus I/O e/ou caixas de distribuição necessárias cai pela metade.

A aplicação destes itens faz com que as despesas com equipamento e instalação sejam menores, e a economia do tempo de mão de obra e manutenção também torna-se expressiva no volume produtivo.

Conectores montáveis em campo

Ter um esquema eficiente e simples de fiação faz parte do que se espera de uma tecnologia de conexão atual. Para garantir isso, é possível fazer lista de cabos em sistemas como o E-Plan, mas ainda assim é necessário ter cuidado com os processos para ter toda a eficácia das conexões.

Os conectores conectáveis em campo ajudam nesse sentido, pois podem ser combinados com cabos de sensor e atuador, além de corrigir pequenas falhas relacionadas ao tamanho estimado dos cabos tanto em conexões em linha reta quanto angulares.

Gostou de saber mais sobre as novas ideias em tecnologia de conexão para seu chão de fábrica? Veja mais artigos como esse no blog da Murrelektronik e confira também como a Indústria 4.0 afeta o processo industrial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *