MOM - Machine Option Management

Entenda o que é MOM – Machine Option Management

MOM – Machine Option Management. Muitos usuários do sistema Cube já devem ter ouvido falar ou lido em algum manual do produto essa expressão, principalmente quem trabalha com máquinas-ferramenta, porém o fato é que talvez você que está lendo este texto, nunca o tenha utilizado, nunca tenha escutado ou até mesmo já ouviu falar, mas nunca conseguiram encontrar algo que explicasse este recurso de maneira mais abrangente e é por este motivo que estamos trazendo este texto para vocês.

O que é MOM?

O parâmetro Machine Option Management ou simplesmente MOM, é um recurso encontrado em nossa linha de módulos de rede, conhecida como Cube e que permite que o usuário possa alternar entre várias topologias diferentes em um único nó de rede, ou seja, permite que você altere a sua topologia sem precisar reconfigurar a rede, desde que todas as topologias estejam dentro do MOM, é claro.

Por que usar o MOM?

O MOM pode ser muito bem empregado em diversas aplicações, porém a principal aplicação, sem dúvida é o uso em máquinas-ferramenta. Esta é a única aplicação para o MOM? Onde ele é necessário em máquinas-ferramenta? Não, é apenas a principal, além dela, podemos destacar as seguintes aplicações:

  • Parametrização de máquinas modulares, ideal para empresas que fabricam máquina modulares, você pode salvar todas as combinações no MOM e ele vai adaptar a sua topologia ao hardware;
  • Trocas simples de ferramentas, este recurso é muito utilizado em máquinas-ferramenta para trocar de ferramentas em centros de usinagem, por exemplo;
  • Máquinas convencionais com diferentes graus de proteção, vamos supor que você comercialize dois modelos de máquina, uma é toda IP67 e outra é parte IP67 e parte IP20, o MOM pode facilitar o seu trabalho;
  • Máquinas com opção para módulos de função, nem todas as máquinas são fabricadas apenas com sinais digitais (discretos) ou analógicos (0-10V e 4-20mA), existe também os chamados módulos de função, como por exemplo encoder, PT-100, termopares e serial. Vamos supor que você esteja fabricando uma máquina que possua uma versão com PT-100 e outra com termopar, o MOM pode ajuda-lo a manter o nó de rede pronto para reconhecer ambos os módulos;
  • Remoção de partes da máquina e/ou componentes para manutenção ou revisão, outra forma interessante de utilizar o MOM seria para desligar partes do sistema de IO para que fosse possível realizar processos de manutenção corretiva e/ou preventiva, sem comprometer o sistema como um todo.

MOM é o mesmo que troca a quente?

Embora em um primeiro momento, os conceitos de troca a quente e o MOM possa parecer idênticos, existe algumas diferenças muito importantes. Mas, antes de explicar essa diferença, caso você não conheça esta expressão utilizada na indústria, entende-se como troca a quente, o processo de troca de um módulo dentro de um sistema operando, sem a necessidade de desliga-lo ou de reiniciar a sua alimentação para que ele possa reconhecer essa troca, além do sistema continuar operando independentemente dessa substituição.

Mas, o que difere o MOM da troca a quente? No caso da troca a quente, o sistema todo continua funcionando durante o processo de substituição e essa alteração de hardware não precisa estar prevista dentro do software. Já no caso do MOM, toda e qualquer alteração de hardware precisa estar devidamente configurada no software e o sistema Cube pode desabilitar aquele segmento para que seja feita a manutenção.

Portanto, pode-se dizer que o MOM é uma forma segura tanto para o operador quanto para o próprio sistema durante uma substituição de módulo, você pode desabilitar aquele canal do nó de rede durante a troca e depois reativa-lo sem comprometer o sistema todo.

 

Quem pode usar o MOM?

Do ponto de vista do produto, este recurso está disponível para usuários do sistema Cube20 e Cube67 para Profibus e Profinet, além da versão mais atual do sistema Cube67 EtherNet/IP, mais precisamente, estamos falando dos seguintes códigos:

  • 56001;
  • 56006;
  • 56521;
  • 56526;

Do ponto de vista de aplicação, podemos reforçar que ele pode ser usados em praticamente qualquer tipo de aplicação para facilitar a manutenção, porém do ponto de vista de versatilidade em máquinas, podemos dizer que ele atende muito bem o segmento de máquinas-ferramenta e processos de fabricação de máquinas que não sejam seriadas.

Eu preciso pagar mais por este recurso?

Por incrível que pareça todas essas características que conversamos até agora, estão todas presentes dentro do modelos da linha Cube que eu havia citado nos parágrafos anteriores, sem custo adicional. Portanto, você compra o produto e ele já vem com este recurso, basta você configura-lo. Então se você possui uma linha de máquinas-ferramenta e já utiliza a nossa linha Cube, já pode começar a utilizar este recurso, caso queira.

Como eu configuro?

Toda a parte de configuração do MOM encontra-se nos manuais dos produtos e não necessita do investimento de muitas horas de engenharia de software para que seja implementada. Se você já possui um sistema Cube, basta acessar o nosso site e pesquisar pelo código do produto para ter acesso a toda documentação e arquivos disponíveis para download.

Considerações finais

Eu gostaria de agradecer por ter lido este texto e como sempre espero ter contribuído para o seu conhecimento. Nós vemos em meu próximo post!

Quer aprender mais sobre os produtos e soluções da Murrelektronik? Assine nossa newsletter.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com nossa engenharia de aplicação, estamos a disposição para esclarecermos esse e outros assuntos relacionados a Automação Industrial.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.