voce-sabe-o-que-e-o-protocolo-profibus

Você Sabe o Que é o Protocolo Profibus?

Existe uma grande variedade de redes industriais disponíveis no mercado atual. Quando o assunto é automação industrial, é preciso compreender qual delas mais se encaixa em suas necessidades. Apesar de todas conectarem dispositivos, cada uma conta com especificações importantes para a aplicação na indústria. Hoje falaremos sobre o protocolo Profibus, sua história e funcionamento.

A história do Profibus

O protocolo Profibus é uma das maiores redes disponíveis atualmente. Desenvolvida no final da década de 1980, é resultado dos esforços de empresas e institutos que buscavam um fieldbus especialmente desenvolvido para a comunicação industrial. Para sua criação, mais de 20 companhias se uniram na Alemanha. Suas primeiras instalações aconteceram em 1995, crescendo exponencialmente com o passar dos anos.

Quais são as aplicações do protocolo Profibus?

Hoje, as estimativas apontam que há mais de 20 milhões de nós instalados com a tecnologia Profibus em todo o mundo. O protocolo independente de campo aberto permite aplicação ampla. Como é um protocolo aberto, é possível integrar vários equipamentos de diversos fabricantes em uma mesma rede.

Hoje, a família de redes com protocolo Profibus cresceu bastante. Porém, é possível destacar três das mais importantes para o mercado na atualidade. São elas:

Profibus DP

Especialmente desenvolvido para operar com uma conexão de baixo custo e em alta velocidade. O objetivo principal deste protocolo é fazer a conexão em equipamentos descentralizados de maneira acessível. Pode transmitir 1Kbyte de dados em apenas 2ms.

Profibus PA 

É voltado para a instrumentação de equipamentos da Indústria de Processos Contínuos. Passou a definir parâmetros e blocos de função para dispositivos de automação, o que o torna ideal para transmitir dados de temperatura, conversores, válvulas, etc.

Profibus FMS

O protocolo Profibus FMS é uma solução de comunicação universal, pois foi desenvolvido para realizar a comunicação entre equipamentos de controle de diferentes padrões. Atende tarefas mais complexas e é normalmente usado em nível de controle.

Gostou de conhecer mais sobre este protocolo de rede tão popular em todo o mundo? Para saber mais sobre as novidades do mundo da automação industrial, bem como compreender termos de mercado e tendências do setor continue acompanhando o blog da Murrelektronik!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.