Você Sabe o Que é PDA (Plano Diretor de Automação)

Você Sabe o Que é PDA (Plano Diretor de Automação)

Toda planta industrial precisa ter clareza de onde quer chegar em termos de automação industrial. Entender o que é PDA é ter em mente que é preciso determinar, além do objetivo final, o tempo médio que se espera demorar para alcançá-lo.

Para entender melhor o Plano Diretor de Automação, vamos explicar mais a fundo seu conceito, os elementos que o compõem, benefícios e metodologia. Confira este artigo e descubra tudo sobre o assunto!

O que é PDA e pelo que é composto? 

Saber o que é PDA é essencial para compreender quais são as necessidades de sua planta em relação à automação industrial. Quais são as tecnologias mais adequadas? Como os recursos disponíveis serão alocados para obter os melhores resultados? Como será a implantação dos maquinários e novos processos? Todas essas questões são respondidas e desenvolvidas em um Plano Diretor de Automação.

Para ser possível desenvolver o documento, é preciso que os envolvidos tenham total clareza de seus objetivos em curto, médio e longo prazo. Com os direcionamentos do PDA, é possível estruturar de maneira precisa o desenvolvimento máximo do layout industrial.

Ao contrário do que muitos pensam, entender o que é PDA não é importante apenas para aqueles que estão no início de seus projetos industriais. Também é possível trabalhar com plantas já existentes, otimizando-as.

A metodologia e os benefícios do Plano Diretor de Automação

Agora que você já sabe o que é PDA, é hora de entender a metodologia de produção do documento. É possível dividi-la em duas fases diferentes. A primeira diz respeito ao planejamento. É o momento de colher informações, levantar dados, fazer recomendações e desenvolver um cronograma. Depois, vem a fase de aplicação. É o momento de execução, implementação e, por último, validação.

Os maiores benefícios que a implementação de um Plano Diretor de Automação podem proporcionar são a realização de um investimento assertivo e o aumento/otimização de produtividade da planta.

Você pode aprender muito mais sobre todos os processos da automação industrial no blog da Murrelektronik. Descubra tudo sobre a Indústria 4.0, as redes industriais e o maquinário com nossos artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *