Os Robôs Industriais Mudarão com a Indústria 4.0?

Os Robôs Industriais Mudarão com a Indústria 4.0?

Segundo a Organização Internacional de Normalização, robôs industriais são definidos por meio da seguinte expressão: “manipulador multipropósito controlado automaticamente, reprogramável, programável em três ou mais eixos”. Isso significa que são máquinas que desempenham tarefas que necessitam de precisão, força ou mesmo esforços repetitivos.

Antes de falar sobre a influência da Indústria 4.0 nos próprios robôs industriais, vamos falar um pouco mais sobre esse tipo de máquina, o que faz e tudo aquilo que representa para o setor.

O que fazem os robôs industriais? 

O objetivo de utilizar um robô industrial na linha de produção é automatizar processos, aumentando a produtividade e trazendo mais agilidade para o chão de fábrica. Sua classificação é comumente realizada de acordo com suas aplicações e estrutura mecânica.

Ao contrário do que muitos pensam, eles não vieram para substituir o capital humano dentro da indústria, e sim para trabalhar em conjunto. Atualmente, existe uma gama de máquinas que podem realizar funções que não são possíveis para o ser humano. São atividades mais precisas, rápidas e complexas.

Inicialmente, executavam sim tarefas comuns. Porém, nos dias de hoje, são plurifuncionais, com a opção de reprogramação e possibilidades distintas na planta industrial, como montagem, movimentação de cargas, soldagem, pintura e até mesmo inspeção de produtos e realização de testes.

Robôs industriais e a migração para a Indústria 4.0

Os robôs colaborativos — ou COBOTs —  são um dos pilares da nova revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0. A tendência é que estejam cada vez mais presentes nas linhas de montagem e tornem-se cada vez mais desenvolvidos. Podemos dar destaque para as smart machines, muito mais inteligentes e independentes do que os maquinários comuns.

Desde que se fala em Indústria 4.0, podemos observar um constante crescimento na maturidade dos robôs industriais, que estão mais ágeis e precisos, além de serem mais fáceis de entender e programar.

Temos visto cada vez mais o controle por vídeo, o que aumenta a flexibilidade de suas aplicações. Com a migração para este novo cenário, os braços industriais estão se tornando mais compactos. Além disso, também é possível enxergar uma tendência na combinação dos robôs com os AGVs inteligentes: os veículos guiados automaticamente.

A Murrelektronik é sua parceira quando o assunto é automação industrial. Desde o painel elétrico até o campo, nós oferecemos uma linha de produtos ideal para solucionar as questões do seu chão de fábrica.

Para ficar sempre por dentro das novidades do setor continue acompanhando o blog!

 

Saiba como a Indústria 4.0 afetará a automação industrial. Cadastre-se!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.