A indústria de transformação precisa do controle de processos industriais para garantir a eficiência e a qualidade da linha de produção automatizada. Caso contrário, seria impossível trabalhar de maneira correta e ter uma previsão de resultado.
Você sabe o que é o controle de processos? Ele pode ser muito importante para a sua planta industrial! Confira mais detalhes neste artigo e entenda se deve ou não pensar em aplicá-lo.
O que é o controle de processos industriais?
O controle de processos industriais é uma solução de automação industrial. Ele é realizado por máquinas chamadas de controladores de processos, que têm como funções:
- Medir o valor da variável de processo;
- Determinar sinal de correção;
- Aplicar correção.
No chão de fábrica, elas são responsáveis por controlar uma parte do processo industrial ou ele por inteiro. Tudo é feito por meio de algoritmos lógicos e/ou matemáticas previamente estabelecidas e específicas, como o PID.
O ciclo de controle de processos industriais ocorre da seguinte maneira:
- Controlador recebe medida do sensor;
- A medida é comparada com a referência;
- O sinal de correção é calculado com base no algoritmo;
- O ajuste é enviado para o atuador.
Para que a diferença entre os controles de processo seja administrada de maneira mais clara e com um resultado melhor na instalação da automação, existem dois tipos de controle de processos.
Cada um deles é realizado por um tipo de controlador e ambos são importantes para indústrias que trabalham com processos de transformação, como, por exemplo, a de fluidos. Veja abaixo algumas especificações:
Controle de processos multi loop
É o nome que se dá ao controle de processos industriais no qual o controlador trabalha com diversas malhas de maneira simultânea. Os controladores multi loop são comumente aplicados a máquinas pequenas, pois contam com funções e opções avançadas. Eles, inclusive, possuem opções I/O flexíveis para controlar e medir uma grande variedade de processos com precisão.
Leia mais: Como a modernização dos processos produtivos impulsionou a indústria
Controle de processos single loop
Chamamos de controle de processos single loop aquele feito pelos controladores de malha, ou como diz o nome, controladores single loop. Neste tipo de controle de processos industriais, cada controlador é direcionado para uma malha específica. Pode ser relacionado à temperatura, vazão, nível, pressão, etc.
Por dividirem os processos, ajudam a reduzir o custo de produção, pois para realizar o controle multi loop é necessário um único computador com grande potência, o que significa um grande investimento, visto que não há distribuição do processo pelas malhas.
Para mais dicas como essa, confira o blog da MurrElektronik!