Se você procura por uma otimização de qualidade para o chão de fábrica da sua indústria, você precisa de um módulo de barramento que permita boa conexão no campo com Fieldbus.
Como já é sabido, o Fieldbus é um sistema de comunicação digital bidirecional que propicia a interligação de equipamentos inteligentes de campo com sistemas ou de equipamentos localizados em salas de controle.
Já o módulo de barramento de campo é uma tecnologia que permite que diversos equipamentos de campo, como sensores, atuadores e transmissores, se interconectem em um meio compartilhado.
A combinação entre o Fieldbus e o módulo de barramento possibilita a coleta de sinais de componentes individuais através de nós de barramento – também denominados como hubs – e a transmissão desses mesmos sinais em série para o PLC central através de telegramas.
Esse método pode ficar ainda mais automatizado quando o módulo de barramento MVK Fusion, da Murrelektronik, é integrado ao sistema de transmissão, trazendo uma grande vantagem: a oportunidade de padronizar processos através de um único módulo.
A transmissão dos dados
Toda e qualquer máquina emite sinais (dados) e suas transmissões são feitas entre sensores, atuadores, PLC ou até mesmo entre PLCs através do barramento de campo.
O Profibus permite a operação conjunta de equipamentos ou controladores com seus respectivos periféricos e, para isso, precisa estabelecer uma comunicação de dados com o módulo de barramento.
A comunicação entre eles ocorre porque o dispositivo mestre possui acesso ao módulo de barramento, mecanismo arbitrário implementado a fim de evitar colisões no barramento quando mais de uma estação precisa transmitir dados.
A maior vantagem do módulo de barramento de campo não está apenas na transmissão de dados possibilitada pela comunicação a longas distâncias, mas também no diagnóstico de falhas.
Outro fato importante é que a transmissão de sinais para o módulo de barramento de campo exige bem menos condutores do que a comum.
No Fieldbus, a transmissão de dados pode acontecer de maneira cíclica – que ocorre em tempos regulares, programados, onde um dispositivo mestre monitora a ocupação da rede e delibera aos dispositivos escravos permissão para enviar mensagens pela rede em instantes específicos de tempo – ou acíclica – que ocorre entre as mensagens cíclicas, quando um dispositivo mestre envia informações para um dispositivo escravo, envolvendo sinais de alarme ou comandos especiais a fim de obter diagnósticos dos dispositivos.
Benefícios da conexão do módulo de barramento com o Fieldbus
Há diversas vantagens que podemos esperar das conexões entre o módulo de barramento e o Fieldbus. Entre elas, podemos citar:
- Permite a interoperabilidade;
- Disponibiliza dados de processo mais completos;
- Possibilita que tenhamos uma visão muito mais ampla dos processos;
- Melhora significativamente a segurança da planta;
- Permite a manutenção proativa com maior facilidade;
- Reduz custos com fiação e manutenções.
MVK Fusion
O módulo de barramento de campo MVK Fusion foi criado para proporcionar maior proteção e levar o que há de mais alta tecnologia ao chão de fábrica das indústrias
Por meio dele, é possível padronizar processos modulares industriais através de protocolos de falha protegida, como o PROFINET/PROFIsafe, possibilitando que informações seguras sejam transmitidas com maior segurança entre máquinas e sistemas de controle. Além disso, ainda garante a segurança dos trabalhadores.
O MVK Fusion une três funções básicas da tecnologia de instalação: sensores e atuadores digitais padrão, sensores e atuadores digitais de segurança e IO-Link.
Sua combinação propicia instalações mais simples e rápidas, pois elas podem ser feitas inteiramente por meio de um sistema de controle de segurança.
Com um único módulo de barramento, é possível padronizar o chão de fábrica com a maior segurança possível.
A padronização ideal e segurança que a sua indústria precisa estão na Murrelektronik.