Que a tecnologia veio para revolucionar trazendo inúmeros benefícios aos mais diversos setores, é inegável. Com a indústria não podia ser diferente. A automação de processos tornou-se fundamental para aumentar a produtividade e assegurar a competitividade das empresas.
Mas afinal, você sabe o que é automação de processos? A Murrelektronik preparou este artigo para que você possa saber tudo sobre essa inovação e como você pode implantá-la na sua indústria.
O que é automação de processos?
A automação de processos surgiu com o advento da Indústria 4.0, também denominada Quarta Revolução Industrial, que combina as diferentes tecnologias que vão aparecendo no mercado ao longo do tempo.
Ela serve para eliminar os gargalos operacionais e tornar esses mesmos processos ainda mais eficientes.
Leia também: A inteligência artificial na indústria 4.0 e as demandas para clientes finais
Porque investir na automação de processos
A automação de processos já é uma realidade em muitas indústrias e é capaz de impactar significativamente nos processos internos, promovendo:
Aumento da produtividade
Proporciona um fluxo de trabalho mais preciso e rápido, aumentando a produção.
Ganho em qualidade
Por servir principalmente para eliminar falhas e gargalos, a automação de processos garante que a qualidade dos produtos finais seja ainda melhor.
Redução de custos
Fazer uso da tecnologia em sua empresa permite a redução do desperdício de materiais, de tempo e da taxa de retrabalho, diminuindo também, as despesas da empresa.
Maior segurança para os colaboradores
Um ponto favorável da automação de processos e que proporciona maior segurança na indústria, é a substituição dos colaboradores por máquinas para a realização das tarefas mais perigosas.
Além disso, com a automação de processos ainda é possível inserir sistemas de alertas, travas e desligamentos automáticos nas máquinas do chão de fábrica, tornando a rotina de trabalho dos colaboradores muito mais segura.
Aumento da competitividade
Como consequência do aumento da produção, da redução de gastos e falhas, e com a melhora da qualidade dos produtos finais, a indústria consegue se destacar ainda mais no mercado, aumentando, também, sua competitividade.
Como implantar a automação de processos na indústria
Se você busca implementar a automação de processos na sua indústria, tenha em mente que é necessário, primeiro, uma verdadeira transformação digital.
Mas isso não significa que a sua empresa inteira será automatizada, também é preciso avaliar cada setor da sua indústria, seus processos e então aplicar a automação desses processos visando o retorno do investimento esperado.
Você precisa olhar para a automação como uma iniciativa estratégica para o seu negócio, e não apenas como uma maneira de melhorar os departamentos.
Para implantar a automação de processos na sua indústria de maneira assertiva, você precisa seguir um passo a passo:
1- Mapeie todos os processos
A primeira coisa a se fazer é um levantamento de todos os fluxos de trabalho. Nesta fase, você deve mapear cada setor com o máximo de informações que conseguir, pois esses dados são primordiais para identificar o nível de maturidade tecnológica da sua empresa.
2- Detecte os problemas
Tendo o mapeamento feito na etapa anterior em mãos, é possível identificar falhas ou problemas no processo produtivo, paradas inesperadas e frequentes de alguns equipamentos, falta de controle do estoque, desabastecimento de matéria-prima, desperdício de materiais, despesas altas, entre outros. É preciso conhecer muito bem a sua empresa e todos os fluxos de trabalho para poder apontar as melhorias.
3- Pesquise sobre as opções de inovações
Tendo em mente quais são os principais problemas que a sua empresa enfrenta, é possível pesquisar as melhores soluções tecnológicas para suprir suas demandas.
Para isso, entre em contato com empresas de automação industrial e procure conhecer melhor as soluções que elas têm a oferecer.
4- Calcule o investimento
Para evitar prejuízos, trace objetivos claros e direcione muito bem os recursos da sua empresa. Faça todos os cálculos possíveis antes de optar pela implementação da automação de processos.
Cálculos como ROI (Retorno Sobre o Investimento) e Payback (quanto tempo a empresa levará para recuperar o dinheiro investido) são essenciais.
5- Treine sua equipe
De nada adianta implantar equipamentos destinados à automação de processos na sua empresa, se seus colaboradores não souberem como operá-los.
Sendo assim, durante o planejamento, já informe sua equipe sobre as mudanças que serão feitas e o quanto isso pode beneficiar a todos.
Além disso, informe, também, que todos receberão suporte com treinamentos adequados e capacitação para que estejam adequados ao novo sistema que será implantado.
6- Aproveite ao máximo os recursos
Toda mudança pode ser difícil no começo, porém é preciso que o gestor insista em continuar essa jornada e que estimule a equipe para o aproveitamento de todos os recursos oferecidos pela automação de processos, pois seus benefícios impactam positivamente na empresa como um todo.
7- Acompanhe os resultados
Para que a sua indústria alcance bons resultados, é preciso monitorar todos os seus resultados. E com a automação de processos essa tarefa ficará mais fácil de coletar os dados e acompanhar os indicadores que mostram se a estratégia adotada está rendendo bons frutos ou se será necessário adotar novas.
Agora que você já sabe o que é a automação de processos, que tal começar agora mesmo um planejamento para implantá-la na sua indústria e ver seus negócios indo de vento em popa?