Uma das principais melhorias que a indústria 4.0 trouxe para a automação industrial foi a possibilidade de monitorar controladores de maneira remota. Hoje existem diversos sistemas que conectam todos os dispositivos da planta industrial à internet, para que sejam controlados e monitorados de qualquer local. Assim, monitorar suas máquinas fica muito mais simples e dinâmico!
Entretanto, é necessário realizar as instalações corretas e integrar os sistemas para que isso seja possível. Veja como fazer neste artigo!
Como monitorar suas máquinas remotamente pela internet?
A grande dificuldade do acesso remoto às máquinas de automação do chão de fábrica está na viabilização de acessibilidade de um IP pré-determinado ao CLP instalado na máquina ou na planta industrial.
Normalmente, a configuração dos dispositivos é algo simples, mas também apresenta baixo nível de segurança e, por esse motivo, é comum que o IP de um CLP não possa ser acessado de forma remota. Tal característica faz com que esse tipo de conexão dificilmente seja aceita pela indústria
Uma das maneiras de driblar esse problema é apostar em uma solução com um CLP que conte com web-server e conexões GSM/GPRS, ou até mesmo internet cabeada. Com um bom sistema é possível verificar dados, controlar toda a produção e velocidade das máquinas, bem como os módulos de entradas e saídas expansíveis.
Você pode monitorar suas máquinas 24 horas por dia, sete dias por semana, mesmo sem estar presente na indústria. Ainda existe a possibilidade de armazenar e fazer processamento de telas de operação.
Benefícios de monitorar suas máquinas remotamente
São muitas as vantagens de trabalhar de maneira remota o monitoramento de suas máquinas. Mas algumas devem ser destacadas:
- dinamismo — parar para verificar cada CLP no chão de fábrica pode dificultar a solução de algum problema na linha de produção e fazer com que o engenheiro perca tempo. Estar com todas as informações ao alcance de um botão ajuda muito;
- alertas — alguns sistemas de monitoramento remoto já oferecem opções de alertas por SMS ou e-mail se algo crítico acontece na operação, o que permite decisões mais assertivas e rápidas, até mesmo em termos de manutenção industrial;
- mais eficiência — com todos os dados em mãos mais rapidamente, é possível programar um ritmo de trabalho mais proveitoso e eficaz para as máquinas, bem como reduzir o tempo de parada dos equipamentos e garantir mais aproveitamento do operador para as atividades.
Gostou de saber mais sobre como monitorar suas máquinas remotamente? Confira mais artigos como esse no blog da Murrelektronik!