5 tipos de conectores de válvulas

Confira os 5 tipos de conectores de válvulas mais usados

No ramo da automação sempre estamos em busca de melhorias e facilidade de cada processo, ou seja, o significado de automação é automatizar. Mas isso é óbvio e nós já sabemos, pensando nisso foi desenvolvido as eletroválvulas que através de sinais elétricos ele abre e fecha um fluxo, seja ele: ar, água, eletricidade, gases, etc…

conectores de válvulas

conectores de válvulas Murrelektronik

Uma aplicação simples e que pouca gente conhece destinado aos carros: desenvolveram um dispositivo conhecido como “difusor de escape” onde o mesmo tem a função de deixar o barulho do carro mais forte. Mas como isso funciona? Ele é um tubo com duas saídas e uma porta que direciona a saída dos gases que saem pelo escapamento e essa porta é acionada por um motor que é alimentado direto na bateria do carro fazendo com que quando acionado ele abre ou fecha essa porta.

Mas porque você deu um exemplo de motor e não válvula?

Pelo simples fato de que o motor de vidro elétrico faz basicamente a mesma função da Válvula para esse determinado processo de abrir e fechar a porta, mas as aplicações são diferentes.

Me de um exemplo utilizando uma válvula então?

É bem simples: imagine que você tem uma tubulação de água e você precisa abrir e fechar o fluxo dela, mas o melhor de tudo é que você não quer colocar a mão lá e abrir manualmente.

Qual a solução para essa ocasião? Alimento a corrente elétrica com essa válvula que ira deixa a água passar e quando eu quiser fechar é só desenergizar esse dispositivo. Muito simples né?! Que tal falarmos agora dos 5 tipos de conectores de válvulas?

 

Você conhece os 5  tipos de conexão para eletroválvulas mais comuns no mercado de Automação?

A principio as eletroválvulas como foi falado antes, tem a função de facilitar a vida das pessoas que precisam abrir e fechar fluxos, então basicamente foram criadas para que não precise ter o contato direto com as válvulas e assim o acionamento pode ser a distância.

A foto abaixo ilustra como funcionam os Form’s tão falados e a explicação para que possamos especificar na hora de comprar e montar uma válvula.

ilustra como funcionam os Form’s

ilustra como funcionam os Form’s

O que define esses tipos de conexão são normas DIN / ISO, mas precisamente a norma DIN 43650 ISO 4400.

A distância entre os pinos de alimentação da Válvula que diferencia cada modelo.

Então caso seu cliente não possua um manual ou a referencia da válvula, basta medir esses terminais na própria válvula para definir o tipo de conector.

É muito simples de saber o tipo de válvula e pra que seve, mas nós devemos tomar cuidado com as instalações para não ocorrer um curto circuito nas válvulas e não acabar com todo seu trabalho e estudos.

Caso queira saber mais sobre o mundo das válvulas e possivelmente uma futura cotação, não tenha medo de clicar no campo abaixo, pois tenho certeza que vai lhe ajudar bastante.

 

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.