Conduites especiais

Conduites especiais: detalhes que fazem a diferença!

Quando falamos de conduites especiais ou tubos corrugados, logo vem à cabeça que são apenas tubos que protegem os cabos e mangueiras contra impactos e outros agentes que possam danificar a instalação elétrica, pneumática ou hidráulica.  Sim, esse pensamento está correto, porém existem alguns fatores que precisam também ser levados em consideração, tais como, onde e como será usado o conduite na instalação. 

Um fato extremamente relevante é que jamais pode se usar os conduites especiais para a construção civil, aqueles que são colocados nas paredes, nas instalações industriais, tais como painéis, máquinas e equipamentos, isso porque, os materiais desses conduites de construção civil são bem diferentes, principalmente no que diz respeito à segurança do equipamento da vida humana.

Falando em conduites industriais podemos aqui citar três tipos diferentes de materiais de construção do produto, são eles; Polietileno (PE), Polipropileno (PP) e o mais usado que é a Poliamida (PA).

Nas construções de máquinas ou painéis elétricos, é muito comum cabos e mangueiras ficarem expostos a diversos agentes que podem sim danifica-los, diminuindo a vida útil do equipamento além de podendo representar algum perigo ao usuário do equipamento.

Nesses casos o conduite age como um agente protetor e estético no equipamento. Mas é muito importante aplicar o conduite correto, como por exemplo; se a aplicação for em um local onde os cabos se movimentam constantemente, tem risco de impacto mecânico, vai ter contato direto com agentes químicos como óleo de corte, stress mecânico, além de risco de cavacos, o tipo de conduite especial mais aconselhável é o Poliamida (PA), pois ele reúne as principais características para ser instalado num ambiente mais agressivo como este apresentado, como flexibilidade, resistência química e mecânica.

Já o Polipropileno (PP) tem uma boa resistência química e alta resistência a impactos, porém não tem flexibilidade, o Polietileno (PE) é extremamente flexível e com boa resistência química, porém não tem resistência mecânica.

Outro fator muito importante na hora de usar um conduite é saber se os cabos e mangueiras já estão ou não instalados. Sim, muitos casos, principalmente em manutenção de máquinas e equipamentos, para ganhar tempo e se estiverem em bom estado, não é necessário tirar a fiação já existente, mas então como se instala um conduite numa aplicação como está?

Quer saber mais sobre conduites industriais? Veja aqui alguns post que fizemos sobre esse produto:Conduíte Industrial no momento da manutenção, Conduite Industrial é tudo igual? Detalhes que fazem grandes diferenças e  Conduítes Industriais, acabamento e proteção para os cabos elétricos

A Murrplastik, empresa que sempre busca inovar em seus produtos, traz em seu portfólio a linha de conduites Bi-partido, que serve principalmente para ser instalado em locais onde já existem os cabos e mangueiras instalados, proporcionando ao cliente além de proteção do sistema, redução no tempo de instalação, consequentemente, economizando dinheiro na questão homem hora. Conheça a linha de conduite bi partido da Murrplastik, acessando o site www.murrplastik.de

E se ainda sobrou alguma dúvida

Se ainda sobrou alguma dúvida, clique no botão abaixo e receba uma ligação nossa.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.