Cuidados ao Lidar com Quadro de Distribuição

Cuidados ao Lidar com Quadro de Distribuição

Os quadros de distribuição elétrica de uma planta industrial é onde são feitas as conexões dos condutores elétricos interligados aos dispositivos de proteção e manobra. Entretanto, independentemente de suas particularidades, pode haver curto-circuito e outras consequências, caso o manejo seja realizado de maneira errônea.

Neste artigo falaremos um pouco sobre alguns cuidados necessários na hora de manipular o quadro e como realizar algumas instalações. Confira e entenda!

Identifique e/ou atente-se às identificações no quadro de distribuição

É imprescindível, ao terminar qualquer tipo de manobra ou manejo das conexões presentes no quadro, que o profissional identifique todas elas por meio de etiquetas, adesivos ou o que achar mais pertinentes.

Dentro do quadro deve haver uma relação de circuitos que aponte todos os dispositivos, apontando-os por categorias como proteção, iluminação, tomadas, etc. Nenhum ponto deve fugir à identificação precisa, sempre seguindo as normas.

Não manobre o quadro com a energia ligada

A não ser que seja algo extremamente simplório, nunca nenhuma manobra deve ser realizada no quadro de distribuição enquanto a energia estiver ligada. Circuitos elétricos, ainda que muito bem planejados, são relativamente instáveis a todo o momento e exigem muita atenção.

Portanto, ainda que seja você a manejar o quadro, evite fazer isso enquanto o chão de fábrica estiver em plena produção. Procure um momento depois do expediente ou de volume produtivo reduzido para desligar algumas conexões e fazer as manobras necessárias, assim você evita, inclusive, curtos-circuitos em máquinas.

Mantenha o quadro fechado

Pode parecer óbvio à primeira vista, porém existem muitos casos em que, por estarem em locais normalmente mais isolados, os quadros não despertam uma necessidade em seu utilizador de serem fechados.

Entretanto, não só para evitar toques acidentais ou quaisquer outros acidentes envolvendo operadores, que poderiam inclusive gerar enormes incêndios, o quadro de distribuição deve permanecer fechado para atender às rígidas diretrizes da NR-12.

Além dessa preocupação com o fechamento, as necessidades impostas pela norma se estendem também ao ambiente próximo. A sala deve conter sinalização de risco de choque e de restrição de acesso, deixando claro que somente os colaboradores devidamente autorizados podem acessar a área.

Caso precise de auxílio com o manejo de seus equipamentos elétricos, entre em contato com a nossa equipe de profissionais e mantenha-se sempre seguro.

Agora que sabe mais sobre os cuidados com seu quadro de distribuição, entenda mais sobre o universo da automação industrial com os outros artigos do blog da Murrelektronik!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.