Despoluir o painel elétrico? Yes, we can!

Despoluir o painel elétrico? Yes, we can! – Blog Murrrelektronik

Devido a constante evolução das indústrias nos últimos anos, as máquinas foram melhoradas e devido a isso os painéis precisaram cada vez mais de componentes para dar suporte às máquinas. Ou seja, os painéis elétricos ficaram abarrotados de componentes deixando o painel elétrico poluído.

É possível despoluir o painel elétrico?

Com toda a certeza! Esse é exatamente o principal foco do post de hoje. Já imaginou levar poucos minutos para identificar alguma possível falha que no caso você vai ser avisado quando vai ocorrer e onde ocorreu o problema?

Sim, isso é possível, pois já existem diversos produtos onde você consegue realmente se programar para possíveis paradas ao invés de perder produtividade por paradas indesejáveis, fora que seu painel começa a ficar mais despoluído e consecutivamente mais bonito.

Como o grande foco do post é disponibilidade, abaixo vou listar alguns métodos para que você consiga aproveitar mais os espaços do seu painel e diminuir bastante os componentes internos, substituindo os modelos antigos e velhos por novos produtos com maior eficiência e custo-benefício.

1 – Por que eu preciso organizar meu painel elétrico?

Essa é fácil de responder… Tem diversos modos de responder essa pergunta e mil razões para que jamais exista essa dúvida em sua cabeça. Hoje, como foi mencionado no inicio do post, com o avanço da tecnologia, melhoria de maquinas etc. os painéis foram ficando cada vez mais abarrotados de componentes e assim dificultando a vida da própria manutenção na hora de identificar os problemas, mas é claro que os componentes que integram os painéis foram evoluídos juntos e por esse motivo vou mostrar alguns produtos e suas aplicações… Mas agora não, deixa para os próximos tópicos.

Resumindo a pergunta, devemos organizar o painel para que diminua o tempo de parada e fique mais explicito os componentes para facilitar a manutenção.

2 – Devo economizar na hora de escolher algum produto para meu painel?

Têm profissionais que gostam de economizar, mas nem sempre essa é a melhor solução. Devido ao baixo custo do produto talvez ele não tenha boa qualidade e o que você economizar na compra de um produto barato, você pode gastar o dobro na hora que acontecer algum problema. Mas como assim gastar mais? Um exemplo simples de que o barato pode sair caro é: Disjuntores são bem utilizados na indústria e muito das vezes eles não desarmam quando ocorre uma sobrecarga e isso pode gerar um curto-circuito e o pior é que às vezes acontece de ter um incêndio. Agora eu te pergunto uma coisa: Vale a pena economizar quando o assunto é esse?

3- O que fazer para despoluir meu painel elétrico?

Agora que você já entendeu alguns pontos principais, esta na hora de entender o real sentido de deixar o painel mais livre e evitar futuros problemas.

O painel elétrico é basicamente a alma das aplicações, pois é lá onde fica a maior parte dos comandos que fazem a aplicação funcionar e inclusive as proteções elétricas que evitam um mau funcionamento das máquinas.

A descentralização no painel elétrico gera uma maior agilidade na manutenção, embeleza o painel, diminui os componentes e o melhor de tudo é que muitas vezes as aplicações descentralizadas são bem mais baratas do que as convencionais com caixas de passagem, disjuntores termomagnéticos, entre outros.

Eu ainda me pergunto se milagre existe, ai eu olho para a foto abaixo e deixo a resposta por conta de vocês.

Breakout board example

Breakout board example

Control Cabinet After Cube67

Control Cabinet After Cube67

Eu já aprendi o porquê devo despoluir meu painel elétrico, mas quais são os produtos que você disse que ia comentar?

Tem diversos produtos que eu poderia mencionar e que podem resolver todos os seus problemas, mas a grande questão é: devemos priorizar aquilo que mais importa no painel e que com certeza influenciam diretamente no funcionamento das máquinas.

O primeiro produto é bem interessante e você vai ficar de queixo caído…

wow pos-it!

wow pos-it!

1 – Cabos

Mas como assim cabo? Está ficando doido? O que isso tem implica na despoluição do meu painel elétrico? Calma… Vou te explicar tudo!

Os cabos tem um papel importante tanto na proteção dos produtos contra possíveis ambientes agressivos, quanto para diminuir espaços no painel.

Quando se utiliza caixa de passagem, tem painéis com diversos pontos e assim precisam de muitos fios (esta fazendo sentido tudo o que falei antes?) e por isso além de não ter a proteção adequada, eles poluem o painel dificultando o trabalho da manutenção.

Muitos cabos na caixa de passagem

Muitos cabos na caixa de passagem

Agora você imagina trocar esse monte de fios por apenas estes cabos:

Menos Cabos

Uma excelente troca!

 

Realmente já muda tudo né, mas vou deixar uma pergunta para o tópico de cabos: porque utilizar cabos injetados na indústria?

2 – Caixa de passagem vs Módulos I/O.

Poxa, eu gosto tanto de caixa de passagem! Ela é tão simples de mexer! Preciso lhe informa que você esta com um grave problema de “PA” (preciso me aposentar). Chega de perder tempo colocando fio por fio, descascando um por um e ainda ter uma grande dor de cabeça na hora de identificar um problema. Chega de produtos tabajara! Você planeja e a MURR faz acontecer.

Já imaginou levar poucos minutos para executar uma tarefa em que antes você levava quase uma hora? Olha esta aplicação abaixo e veja como é simples e fácil.

Conexão otimizada de uma unidade hidráulica

Conexão otimizada de uma unidade hidráulica

  • No primeiro quadro você tem uma aplicação bem conhecida com caixa de passagem, e com isso tudo de fio passando você ainda acha que esta aplicação é a mais barata certo?
  • No segundo quadro, temos uma aplicação com distribuidor passivo. Já está mais do que claro que é bem mais simples e tem menos cabos. Será que é mais barato do que a caixa de passagem?
  • O ultimo quadro mostra a aplicação com um módulo fieldbus. Sei que assusta ter poucos fios e um módulo e sei também que você deve estar pensando que essa aplicação é muito cara.

Vou deixar uma pergunta bem simples para você refletir. Qual é a aplicação mais barata?

Antes de responder totalmente, olha a imagem abaixo e reflita mais um pouco.

Tempo de trabalho para montagem

Tempo de trabalho para montagem

Vamos la…

Se você escolheu a opção 3, você esta completamente certo!! Pois quanto mais cabos e mais sensores mais gasto você vai ter, utilizando um módulo você consegue além de descentralizar , você consegue despoluir seu painel elétrico e economizar com relação a cabos e tempo de montagem.

Despesas para sua instalação

Despesas para sua instalação

Olha o quanto você consegue economizar usando essa aplicação simples e que fica bem mais bonita, sem duvidas!

Faz sentido agora quando eu disse que nem sempre o barato é a melhor solução?

Se você gostou desse post e tem interesse em saber mais sobre esse tipo de aplicação, entre em contato com um especialista e tire todas as suas duvidas.

Obrigado por ter lido e até a próxima.

E se ainda sobrou alguma dúvida

Se ainda sobrou alguma dúvida, clique no botão abaixo e receba uma ligação nossa.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.