Lean Manufacturing — Qual a Relação com a Automação Industrial?

Lean Manufacturing — Qual a Relação com a Automação Industrial?

O lean manufacturing é um modelo que, até hoje, oferece diversas possibilidades e vantagens para quem trabalha e gerencia o chão de fábrica. A automação, somada aos princípios dessa forma de produzir, pode trazer ótimos resultados para o setor.

Quer saber mais sobre como esse modelo trabalha unido aos processos de automação industrial? Confira detalhes e mais informações neste artigo!

Afinal, como funciona o lean manufacturing?

É fato que, por muitos anos, o modelo produtivo industrial criado por Henry Ford atendeu muito bem às necessidades do setor. Entretanto, com a evolução das possibilidades de produção em série, foi notável a ineficiência do processo quando a fabricação não era focada em um único produto.

Sendo assim, após muito estudar as indústrias à época, os executivos da Toyota trouxeram uma solução que pudesse manter a eficiência tanto para a diversificação de produção quanto para os processos produtivos. Assim nasceu o Toyotismo e, consequentemente, o lean manufacturing, conhecido também como operação “enxuta”.

O grande objetivo é promover um aumento na qualidade e no volume produtivo sem aumentar a compra de matérias primas ou gerar desperdício. Resumidamente, é uma equação em que menos tempo de produção e menor custo de produção devem resultar em mais rentabilidade e produtos melhores.

Relação entre o lean manufacturing e a automação industrial

Embora o lean manufacturing pareça algo estritamente estrutural e teórico, sua aplicação tem muito a ganhar quando unida aos processos de automação industrial, pois tudo começa no painel de controle. Isso fica ainda mais evidente quando são apontados alguns dos princípios do modelo:

Organização no chão de fábrica

Melhorar a disposição de equipamentos e linhas produtivas é uma missão dos projetos de automação, bem como uma das considerações principais do lean manufacturing. É essencial saber, por exemplo, como montar uma planta industrial com listas de cabos e conexões organizados e equipamentos que aproveitem o espaço útil.

Indicadores

Para que a indústria possa saber se está atendendo às características de uma produção enxuta, é necessário contar com indicadores precisos — os chamados KPIs — que podem ser coletados automaticamente por itens como sistemas I/O, sensores e robôs.

Dessa maneira, as ferramentas de automação são essenciais para garantir um bom trabalho pelo lean manufacturing, visto que aumentam a produtividade, reduzem tempo de serviço e otimizam toda a produção no chão de fábrica. Para aplicá-la à sua indústria, aposte nos produtos da Murrelektronik, e caso precise, entre em contato com nossos consultores!

Quer saber mais sobre o universo da automação industrial? Confira os artigos do blog da Murrelektronik!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.