Módulo de barramento e a conexão no campo com Fieldbus O que é possível esperar dessa combinação

Módulo de barramento e a conexão no campo com Fieldbus: O que esperar dessa combinação?

Se você procura por uma otimização de qualidade para o chão de fábrica da sua indústria, você precisa de um módulo de barramento que permita boa conexão no campo com Fieldbus

Como já é sabido, o Fieldbus é um sistema de comunicação digital bidirecional que propicia a interligação de equipamentos inteligentes de campo com sistemas ou de equipamentos localizados em salas de controle. 

Já o módulo de barramento de campo é uma tecnologia que permite que diversos equipamentos de campo, como sensores, atuadores e transmissores, se interconectem em um meio compartilhado.

A combinação entre o Fieldbus e o módulo de barramento possibilita a coleta de sinais de componentes individuais através de nós de barramento – também denominados como hubs – e a transmissão desses mesmos sinais em série para o PLC central através de telegramas.

Esse método pode ficar ainda mais automatizado quando o módulo de barramento MVK Fusion, da Murrelektronik, é integrado ao sistema de transmissão, trazendo uma grande vantagem: a oportunidade de padronizar processos através de um único módulo.

A transmissão dos dados

Toda e qualquer máquina emite sinais (dados) e suas transmissões são feitas entre sensores, atuadores, PLC ou até mesmo entre PLCs através do barramento de campo.

O Profibus permite a operação conjunta de equipamentos ou controladores com seus respectivos periféricos e, para isso, precisa estabelecer uma comunicação de dados com o módulo de barramento.

A comunicação entre eles ocorre porque o dispositivo mestre possui acesso ao módulo de barramento, mecanismo arbitrário implementado a fim de evitar colisões no barramento quando mais de uma estação precisa transmitir dados.

A maior vantagem do módulo de barramento de campo não está apenas na transmissão de dados possibilitada pela comunicação a longas distâncias, mas também no diagnóstico de falhas

Outro fato importante é que a transmissão de sinais para o módulo de barramento de campo exige bem menos condutores do que a comum. 

No Fieldbus, a transmissão de dados pode acontecer de maneira cíclica – que ocorre em tempos regulares, programados, onde um dispositivo mestre monitora a ocupação da rede e delibera aos dispositivos escravos permissão para enviar mensagens pela rede em instantes específicos de tempo – ou acíclica – que ocorre entre as mensagens cíclicas, quando um dispositivo mestre envia informações para um dispositivo escravo, envolvendo sinais de alarme ou comandos especiais a fim de obter diagnósticos dos dispositivos.

Benefícios da conexão do módulo de barramento com o Fieldbus

Há diversas vantagens que podemos esperar das conexões entre o módulo de barramento e o Fieldbus. Entre elas, podemos citar:

  • Permite a interoperabilidade;
  • Disponibiliza dados de processo mais completos;
  • Possibilita que tenhamos uma visão muito mais ampla dos processos;
  • Melhora significativamente a segurança da planta;
  • Permite a manutenção proativa com maior facilidade;
  • Reduz custos com fiação e manutenções.

MVK Fusion

O módulo de barramento de campo MVK Fusion foi criado para proporcionar maior proteção e levar o que há de mais alta tecnologia ao chão de fábrica das indústrias 

Por meio dele, é possível padronizar processos modulares industriais através de protocolos de falha protegida, como o PROFINET/PROFIsafe, possibilitando que informações seguras sejam transmitidas com maior segurança entre máquinas e sistemas de controle. Além disso, ainda garante a segurança dos trabalhadores.

O MVK Fusion une três funções básicas da tecnologia de instalação: sensores e atuadores digitais padrão, sensores e atuadores digitais de segurança e IO-Link.

Sua combinação propicia instalações mais simples e rápidas, pois elas podem ser feitas inteiramente por meio de um sistema de controle de segurança. 

Com um único módulo de barramento, é possível padronizar o chão de fábrica com a maior segurança possível.

A padronização ideal e segurança que a sua indústria precisa estão na Murrelektronik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.