MVK FUSION

Módulo de barramento de campo MVK Fusion: uma evolução na padronização de processos modulares

Se você procura sempre levar tecnologia de ponta para os seus clientes, o módulo de barramento de campo MVK Fusion, da Murrelektronik, é a solução ideal.  

Essa solução única possibilita padronizar os processos modulares industriais através do módulo PROFINET/PROFIsafe, pois ele une três funções básicas da tecnologia de instalação:

  • Sensores e atuadores digitais padrão;
  • Sensores e atuadores digitais de segurança e;
  • IO-Link.

Sua combinação permite que conceitos de automação exclusivos e inovadores sejam realizados, tornando as instalações mais simples e rápidas, pois elas podem ser feitas inteiramente por meio de um sistema de controle de segurança.

Dessa forma, não é mais necessário que desenvolvedores de software ou engenheiros elétricos precisem ter mais um conhecimento profundo de ferramentas e manuais para resolver contratempos no chão de fábrica.

O MVK Fusion torna possível ter menos módulos de barramento de campo por unidade, abrindo portas para muitos aplicativos de automação.

Como o módulo de barramento de campo MVK Fusion foi desenvolvido?

O módulo de barramento de campo MVK Fusion foi desenvolvido para trazer o máximo de proteção e evolução para o chão de fábrica.

Ele possui um grau de proteção IP67 que o protege contra sujeira, poeira, resíduos, entre outros, e pode atender as aplicações mais convencionais. O módulo fica diretamente instalado fora de caixas, diferente das soluções tradicionais com IP20 que demanda que os componentes permaneçam dentro dos painéis, que ficam cheios e sem espaço para melhorias. 

É nesse momento que o conceito Plug & Play também entra em ação. Com essa solução, eliminamos os borns e as caixas de passagem para colocar um módulo, na porta de saída, diretamente no campo mais próximo dos sensores e todas as conexões podem ser feitas através de cabos pré-montados de rede e de alimentação. 

Isso tudo também resulta em menos tempo e recursos despendidos em um processo de manutenção: encontrar uma falha no dia a dia é muito difícil, principalmente quando há uma grande quantidade de cabos e componentes. Ao otimizar esse processo e levar a rede para o campo, ganha-se em conectividade e é possível contar com um diagnóstico assertivo para manutenções preventivas. 

“Anatomia” do MVK Fusion

Suas portas amarelas permitem a colocação de dispositivos de segurança (PROFIsafe) diretamente no módulo. 

Na primeira porta, é possível colocar até dois dispositivos diferentes, como válvulas de duplo acionamento, por exemplo. Nas outras três, também há um sinal duplo por porta, mas neles é possível colocar botão de emergência, cortina de luz, acionamento bimanual, entre outros, com diversos dispositivos de segurança conectados diretamente num mesmo módulo.  

Um detalhe muito importante é que a conexão PROFIsafe tem uma integração completa com o controlador, sendo desnecessária a utilização de softwares adicionais para fazer esse comissionamento. Isso garante mais velocidade e agilidade no startup das máquinas.

Sua primeira porta cinza é destinada a dispositivos que se comunicam via IO-Link, como blocos de válvula e sensores indutivos, por exemplo. A segunda porta cinza é dedicada a dispositivos que contam com sinais analógicos, que não possuem nenhum IO-Link, com a possibilidade de aplicar adaptadores nesse caso.

Outro fato interessante do MVK Fusion é que em suas portas de IO-Link também podem ser conectados hubs e aumentar a quantidade de sinais digitais.

Suas portas pretas possuem sinal duplo na saída, permitindo que sejam colocados até quatro dispositivos de sinal digital com sinais configuráveis, sendo tanto de entrada como de saída, como duas válvulas, ou uma válvula e um sensor, por exemplo.

Além de todas essas questões, o MVK Fusion ainda conta com um Web Server integrado, isso dispensa a utilização de softwares para acessá-lo, necessitando apenas de um navegador, o que permite um amplo leque de operações, como por exemplo, os diagnósticos precisos e rápidos.

Com um único módulo é possível conseguir uma excelente padronização para o chão de fábrica com a maior segurança possível.

Vantagens do módulo de barramento de campo MVK Fusion

Ao levar o módulo de barramento de campo MVK Fusion aos seus clientes, você estará proporcionando o que há de mais inovador em tecnologia ao chão de fábrica:

  • Um módulo com alcance extremo — combinação de três funções básicas: sensores e atuadores digitais padrão, sensores e atuadores digitais de segurança e IO-Link, simplificando a instalação e minimizando o número de módulos necessários;
  • Flexibilidade nas aplicações de segurança — possui três portas de entrada de segurança de dois canais, uma porta de saída de segurança com duas saídas de segurança e uma porta IO-Link Classe B com desligamento seguro, garantindo altos padrões para protegendo tanto o homem quanto a máquina;
  • Configuração de segurança com um clique no mouse — sua configuração é extremamente fácil, basta selecionar a função de segurança na ferramenta de engenharia do sistema de controle, clicar e pronto! A configuração é feita sem a necessidade de um software adicional específico do fabricante;
  • Alto desempenho — o MVK Fusion é excelente para aplicações de alta potência em que a confiabilidade não pode ser comprometida, pois é adequado para aplicativos de conformidade de classe C (IRT), Dispositivo Compartilhado e Netload classe III.

Além disso, ele possui uma ampla gama de usos e diagnósticos abrangentes:

  • Sua carcaça metálica é robusta, o que garante uma excelente resistência a faíscas de solda;
  • Dispõe de um servidor web integrado que armazena erros;
  • Possui uma chave rotativa prática para definir endereços de segurança;
  • Conta com um dissipador de calor opcional disponível para temperaturas extremas;
  • Pode ser utilizado em altitudes de até 3.000 metros (10.000 pés);
  • Seus diagnósticos abrangentes detectam erros rapidamente.

A importância de padronizar processos modulares e seus benefícios

Toda empresa depende de processos. Podemos defini-los como atividades encadeadas, que têm começo, meio e fim para darem origem a algum resultado específico. Sendo assim, a padronização é importante porque é ela que expõe a toda a equipe a melhor maneira de realizar o trabalho efetivamente. 

Pondo isso em prática, é possível ter maior previsibilidade de prazos e qualidade, bem como a realização do serviço com melhor custo-benefício. Além de:

  • Otimização de recursos;
  • Menor variabilidade;
  • Maior produtividade;
  • Treinamentos facilitados;
  • Experiência do cliente melhorada; 
  • Redução de custos.

Ter uma visão clara e bem detalhada sobre as fases do ciclo produtivo da indústria permite redução de falhas, tempo e dinheiro gasto desnecessariamente e, consequentemente, controlar as informações, fraquezas e oportunidades de crescimento.

Garanta o que há de melhor em tecnologia de ponta para o chão de fábrica dos seus clientes. Leve o módulo de barramento de campo MVK Fusion, da Murrelektronik, até eles!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.