IO-Link

IO-Link: O sistema ideal para instalações e integrações

Se você é um fabricante de máquinas que procura uma solução inovadora e versátil para resolver os problemas de instalação e integração no cliente final, chegou a hora de conhecer e se apaixonar pelas soluções da Murrelektronik com conceito IO-Link.

Nós já falamos aqui algumas vezes sobre a digitalização da indústria e a importância do diagnóstico de máquinas quando o assunto é aumento de produtividade e redução de custos. Pois bem, o IO-Link é um grande responsável por este avanço nas tecnologias do chão de fábrica, por isso hoje traremos os principais benefícios deste protocolo de comunicação.

IO-Link: um facilitador de instalações

Responsável pela integração de dispositivos inteligentes nos conceitos de instalação, os IO-Link masters tornam mais fácil o acesso à informação, o tempo de parametrização de máquinas e o consumo de dados do chão de fábrica. Se unidos a outros componentes, é capaz de elevar os níveis de flexibilidade, usabilidade e desempenho no que tange a comunicação de máquinas na indústria. 

O sistema da Murrelektronik é universal e ideal para pequenas, médias e grandes indústrias – principalmente aquelas que estão se digitalizando. É um conceito de IIoT à prova de futuro, que oferece o que seu cliente precisa com redução de custos, diminuição de manutenções corretivas e velocidade de informação. 

Leia também: A importância da disponibilidade e diagnóstico de máquinas

Crie conexões descentralizadas

Como é um sistema universal, o IO-Link integra diferentes tipos de sinais, de diversos fabricantes, como a Murrelektronik. Criar conexões, preferencialmente descentralizadas, sempre esteve em nosso DNA. Por isso, nosso time de engenheiros está sempre à disposição para te ajudar a conectar controladores ao nível dos dispositivos usando IO-LInk e conectá-los direto à nuvem – para o desenvolvimento ou retrofit de máquinas.

media_mobile

Um pouco mais sobre o sistema universal:

De mestres, hubs, conversores e dispositivos à tecnologia de conexão, tudo funciona em conjunto e é otimizado para a respectiva aplicação:

  • Dispositivos pré-configurados garantem o início mais rápido, sem importar um ODD ou usar uma ferramenta de configuração.
  • O modo de configuração automática detecta se uma entrada ou saída foi conectada para que os dados do processo possam ser lidos ou gravados imediatamente.
  • A funcionalidade IODD a bordo (PROFINET) simplifica bastante a configuração do controlador. As configurações são exibidas em texto simples no programa de controle, tornando a leitura demorada de manuais uma coisa do passado.

Leia também: Como otimizar soluções de IO com Ethernet IP

Do chão de fábrica direto para a nuvem

Um dos maiores benefícios de ter uma solução IO-Link no chão de fábrica é a possibilidade de transmitir informações das máquinas para a nuvem. Estes dados ajudam no gerenciamento e na tomada de decisões, por isso, é um grande diferencial para o cliente final. 

Os novos módulos Pro-Master da Murrelektronik são a melhor ferramenta quando se trata de padronizar conceitos de máquinas. Eles conectam tudo a tudo, em todos os lugares e em todos os idiomas.

Um módulo para tudo

  • Oito portas multifuncionais permitem conectar todos os tipos de sinal enquanto fornecem dispositivos conectados com até 4A por porta.
  • Três protocolos de fieldbus e aprovações mundiais garantem que o sistema possa ser configurado da mesma maneira – não importa onde ele seja instalado.
  • A SMI (interface mestre padrão) integrada permite que os dados sejam acessados por meio de protocolos IIoT, como OPC UA, JSON REST API e MQTT. Para configuração padronizada – independente do fieldbus e do sistema!

Leia também: A inteligência artificial na indústria 4.0 e as demandas para clientes finais

Relacionamento de longo prazo

A Murrelektronik é especialista na implementação de conceitos de instalação IO-Link para cada tipo de aplicação. Este processo é feito depois de uma análise minuciosa da estrutura de fábrica dos clientes, da localização dos pontos de entrada e saída de sensores, atuadores e dispositivos, entre outros detalhes importantes.

Acreditamos em relacionamentos duradouros e consistentes, por isso, oferecemos um time de especialistas pronto para entender as necessidades das suas máquinas e oferecer os melhores caminhos para solucionar problemas, otimizar desempenho e aumentar a produtividade das fábricas.

Quer saber como podemos te ajudar? fale conosco agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.