Posta em Marcha Ou StarUp

O que é Posta em Marcha ou Start-up de máquinas?

Trouxa é como os bruxos da saga Harry Potter chamam os “não bruxos”. Se pudermos chamar de trouxas os “não engenheiros de automação” ficaria muito claro que os Trouxas não entenderiam o que é ou para que serve a Posta em Marcha.

A posta em marcha ou start-up é o processo de montar a máquina no cliente, fazer todos os testes e ajustes necessários, treinar a equipe de operação, assistir alguns dias da operação e entregar a máquina.

Etapas de projeto/montagem de uma máquina 

A máquina deve ser montada em um galpão do fabricante, onde está a engenharia, projetos, ferramentas e tudo necessário para aumentar a produtividade da montagem da máquina.

As principais etapas de uma máquina são: Concepção / Projeto / Compra / Montagem / Teste e Comissionamento / Desmontagem / Transporte / Posta em marcha (Remontagem, Testes, Ajustes, Treinamento, operação assistida e entrega).

E não acabou depois da montagem?

Como você pode ver, não… Ainda acontece muita coisa depois da Montagem, o principal delas é a Posta em Marcha. A Posta em marcha é feita onde a máquina funcionará e não mais no galpão do fabricante, onde engenheiros, projetistas, ferramentas e todo um banco de conhecimento está disponível para aumentar a eficiência da montagem.

Quais são as dificuldades quando eu estou no cliente?

O cliente, que algumas vezes pode ser em outro estado, outro país, ou em lugares que o transporte é complicado. Neste local, eu não tenho o engenheiro que fez a primeira concepção da máquina, não tenho o projetista que fez a máquina. Não tenho o software usado para gerar o projeto, não tenho o estoque com todas a peças da máquina, etc… Preciso levar todas as ferramentas necessárias para evitar que a falta de alguma ferramenta me faça perder tempo. Preciso ter todos os projetos necessários, toda a documentação de testes, etc.

O que eu preciso fazer para melhorar a Posta em Marcha?

Como eu disse em Agregar valor para seus cliente? [http://blog.murrelektronik.com.br/como-agregar-valor-na-sua-maquina/] as soluções sempre envolvem a Concepção Inicial e o Projeto da Máquina. Uma máquina projetada para ter uma grande duração de Start-up, não vai ter experiência que dê jeito.

Vamos começar as dicas:

  • Tenha profissionais experientes nesta fase: Como eu disse anteriormente, não temos o engenheiro, projetista, estamos longe do estoque e das ferramentas. Uma pessoa inexperiente que esqueceu uma ferramenta, pode custar muito caro se tiver que esperar esse ferramenta chegar.
  • Tenha um plano de posta em marcha: Faça uma instrução de montagem com tempos. Pode ser um roteiro, um vídeo das últimas montagens, etc.
  • Evite Cabos e Bornes: Transforme todos bornes de conexão entre painéis / dispositivos em conectores IP67 ou em tomadas multipolares. Cabos precisam de conduites/canaletas, identificação, precisam estar separados e com boa estética. Tudo isso consome muito tempo do Start-up.
  • Diminua os testes: Materiais pré testados são muitas vezes mais baratos que os convencionais e ainda diminuem seu tempo de posta em marcha. Por exemplo. Se você monta conectores, pode compra-los injetados.
  • Meça a produtividade: O que não medimos não melhoramos! Tenha o tempo médio e meça. Isto vai fazer com que você saiba os melhores montadores, melhores tecnologias e vai criar uma atmosfera que seja importante diminuir o tempo cada vez mais.

Duas dicas bônus para diminuir o tempo de Start-up 

Talvez não sirva para todos, mas deixei como uma dica bônus.

  • Use rede de comunicação! Ela diminui cabos, bornes, calhas, tempo de configuração, ferramentas, teste, etc. Enfim, usando qualquer rede de campo você estará economizando 50% do seu tempo de Posta em Marcha.
  • Use módulos IP67! O Painel elétrico já vem montado e por isso não consome muito tempo de Posta em Marcha. O que mais consome tempo é colocar um ponto que é de campo (Sensor Indutivo, Válvula, etc) conectada em um módulo dentro do painel. Por isso, eu sempre digo. Respeite a natureza do ponto. Ponto de painel (contator, relé, etc) ligue em módulos IP20 dentro do painel. Pontos de Campo, ligue em módulos IP67 no campo!

Chame um dos nossos consultores para esclarecer qualquer dúvida que você tenha em relação a esse assunto, ficaremos felizes em poder te ajudar!

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.