O Que São Sistemas I/O?

O Que São Sistemas I/O?

Os sistemas I/O constituem uma das partes mais importantes entre os equipamentos para automação industrial. Porém, para que eles sejam melhor aplicados à sua necessidade, é importante, primeiramente, conhecê-los e dominar suas funções.

Você sabe o que são esses sistemas, como seus módulos funcionam e de que maneira devem ser utilizados a fim de otimizar o seu processo produtivo e controle de operações? Confira os detalhes abaixo e entenda!

Afinal, o que são os sistemas I/O?

Os sistemas I/O (Input/Output) são conjuntos de soluções em automação industrial. Formados por módulos, eles têm a função de organizar e controlar operações de entrada e saída de dados variados relacionados às máquinas do chão de fábrica.

Quaisquer componentes — como os sensores e atuadores, por exemplo — são conectados ao módulo I/O para que possam ser configurados, testados, diagnosticados e, o mais importante, tenham a chance de se comunicar efetivamente com as máquinas e o CLP, tanto para sinais digitais, quanto para referências analógicas.

I/O Remoto

As aplicações de Sistemas I/O remoto são simples e buscam expandir o posicionamento dos módulos na distribuição da planta industrial. É possível contar com módulos menores próximos a máquinas específicas e controlá-los à distância facilmente, pela sala de controle.

Os módulos menores e remotos descentralizam o controle e o envio de informações constante pela fábrica e traz novas possibilidades de distribuição do espaço no chão de fábrica, pois é possível instalá-los até mesmo em áreas de risco.

Uma boa construção com I/O remoto ajuda a economizar em alguns pontos no desenvolvimento da planta industrial, como os cabos, e até mesmo reduz o esforço necessário para o trabalho do maquinário.

Sistemas I/O Murrelektronik

Alguns ambientes industriais são mais organizados do que outros, o que faz com que seja necessário ter à disposição módulos I/O que atendam a diversos tipos de aplicações. A Murrelektronik oferece diferentes opções, desde as mais práticas de distribuidor até as de alto desempenho, focada em sistemas fieldbus.

Entre as estações centralizadas é possível encontrar, por exemplo, o Cube20, uma solução compacta com instalação de sinal elevado de até 32 canais em um módulo. Dessa maneira há uma grande redução nos esforços de fiação no gabinete.

O Cube67, por sua vez, tem capacidade de conexão direta com o Cube20. É um sistema fieldbus modular que pode ser personalizado para atender às necessidades pontuais de sua solução de instalação. Alguns dos destaques desse produto são sua tecnologia de cabo individual e seus circuitos enclausurados.

Gostou de saber mais sobre sistemas I/O e como os produtos da Murrelektronik podem te ajudar a trabalhar com eles? Confira mais artigos sobre o assunto em nosso blog!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.