Para Que Serve um CLP de Segurança?

Para Que Serve um CLP de Segurança?

Controlar com eficiência as operações das máquinas inseridas na planta industrial é essencial. Porém, tanto quanto é garantir a segurança durante o trabalho no chão de fábrica com ferramentas e processos direcionados especificamente para isso e o cumprimento de normas. Sendo assim, um CLP de segurança pode ser muito importante.

Quer saber o que o item pode oferecer e qual sua serventia nos processos de automação? Confira mais detalhes neste artigo!

O que é o CLP de segurança?

O sistema de segurança de máquina precisa de alguns itens específicos para ser efetivo. São botões de emergência, chaves, scanners, relés de segurança e até mesmo módulos de IO remoto destinados exclusivamente para fins de proteção. Entretanto, um dos principais é o CLP de segurança.

O equipamento oferece mais economia, praticidade e velocidade do que os tradicionais relés, é programável e flexível. Apesar de seus pontos negativos, como a baixa quantidade de soluções de distribuição e a separação dos pontos standart, ele ainda é um produto que tem enorme serventia na planta industrial.

Para que serve o CLP de segurança?

Quem tem poucos dispositivos que precisam ter sua segurança controlada pode, na maioria das vezes, apostar em relés. Principalmente se forem até cinco dispositivos. Entretanto, quem conta com mais do que isso precisa pensar em instalar um CLP de segurança.

Assim como um CLP comum, o destinado à segurança permite um controle maior de todos os dispositivos de proteção das máquinas com eficiência e assertividade. Além disso, é uma solução mais barata do que apostar em muitas conexões com relés.

Basicamente, o equipamento contempla todos os benefícios de um controlador lógico programável comum e direciona-os para as aplicações de segurança, substituindo os relés instalados e utilizados para conduzir os processos automatizados de forma segura.
Ele permite que programas padrão e de segurança sejam executados no mesmo rack controlador. Isso proporciona flexibilidade na programação e um ambiente fácil de usar e trabalhar para os programadores.

Invista na segurança de sua planta industrial com as soluções da Murrelektronik

Gostou de saber mais sobre CLP de segurança? Com a consultoria da Murrelektronik você pode montar um projeto para sua planta industrial com as melhores tecnologias do mercado, 100% funcional e eficiente. Além disso, estamos prontos para lidar com todas as especificações de segurança da NR-12.

Confira nossos produtos e agende uma conversa com um de nossos consultores! Para mais artigos sobre automação e outros assuntos referentes à sua planta industrial, veja o blog da Murrelektronik!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.