Conheça sobre o DeviceNet, Protocolo de Rede Industrial

DeviceNet é um dos principais Protocolos de Rede Industrial utilizados no mundo. Apresentado ao mercado em meados de 1994 pela então Allen Bradley (Comprada posteriormente pela Rockwell Automation), oferece até 64 nós de conexão em topologia do tipo tronco/derivação. A preocupação com as velocidades de transmissão de dados desta rede é um dos seus pontos de atenção.

DeviceNet: uma das Redes Industriais mais utilizadas no mundo

Retomando um assunto que nunca termina, voltamos a falar sobre Redes Industriais. Em artigos anteriores abordamos questões iniciais sobre uso de Redes Industriais nos projetos de máquinas e equipamentos. Ao longo deste artigo iremos relembrar os outros materiais que desenvolvemos sobre este tema.

Quando o assunto é DeviceNet, temos por desafio entender quais as aplicações mais interessantes para esta Rede Industrial. Principalmente pela variação de velocidade de transmissão de dados. As variáveis envolvidas nesta questão são:

Topologia tronco/derivação

Sem a utilização de mestre de rede, as aplicações com o DeviceNet precisam levar em conta a limitação de uso até 64 nós. Além das distâncias entre módulos, distâncias entre nós e tipo de cabo utilizado. Algumas dicas sobre qual melhor forma de ligação a ser realizada estão no nosso eBook Conceitos de Conexão de Redes Industriais;

Tipo de cabo utilizado na conexão

Os módulos DeviceNet podem ser conectados com cabo tronco (maior distância e velocidade) ou cabo fino. Sabe-se que comunicação de dados e alimentação são enviados a partir do mesmo cabo. Por isso, escolher a melhor opção entre custo, facilidade de instalação e velocidade de transmissão é fundamental;

Modos de comunicação

A configuração de comunicação entre módulos pode ser feita de 4 ou 5 formas diferentes. Basicamente a diferença entre elas é como os módulos se comportam entre comunicar logo que um evento ocorre ou se comunicar constantemente. Mesmo que não haja mudança de status. A escolha entre os diferentes modos tem influência direta entre velocidade de transmissão e latência de comunicação.

Tipos de Redes Industriais

Vantagens importantes

A seguir uma pequena lista de vantagens da aplicação com DeviceNet. Algumas delas estão ligadas à utilização de Redes Industriais como um todo. E foram destacadas recentemente em artigos que elaboramos sobre a importância das Redes Industriais em aplicações de Automação Industrial. Vamos a elas:

Vantagens DeviceNet

  • Intercambialidade e Interoperabilidade – Este é um tópico tão importante que criamos uma melhor explicação em um item a seguir;
  • Troca de módulo à quente – Os módulos de Rede DeviceNet podem ser trocados à quente, ou seja, com a rede ligada e operando. Dependendo da modularização da sua máquina, esta questão pode ser muito importante;
  • Rede com base em CAN – DeviceNet é baseada na Rede CAN, assim carrega características desta rede, como seu protocolo aberto e capacidade de operar com diversos dispositivos, inclusive analógicos com comunicação 4 a 20mA.

Vantagens de aplicações de Redes Industriais

  • Diagnóstico local e via CLP – Os erros de rede, identificação de curtos circuitos e outros comportamentos de erro nos componentes fazem parte da diagnose via leds (no corpo dos I/O Remotos) ou via CLP/Supervisório. Assim, o tempo de atuação em falhas é reconhecidamente menor;
  • Facilidade para mudar e aumentar a rede – A modularização da rede também traz benefícios quanto aos ajustes necessários na instalação de máquinas e equipamentos, bem como nas reformas e implementações de novos componentes de campo.

As vantagens gerais de utilização de Redes Industriais poderão ser acessadas nos artigos:

Intercambialidade e interconectividade do DeviceNet

O fato do DeviceNet ser um protocolo de comunicação aberto facilitou que diversos fabricantes desenvolvessem dispositivos e componentes preparados para a comunicação nesta Rede Industrial. Desta forma, a aplicação do DeviceNet não precisa ser carregada de dispositivos de somente um fabricante. Isso facilita a sua utilização no ambiente industrial, tanto na construção de novos equipamentos quanto na reforma de instalações industriais.

Conforme falamos em um artigo anterior, uma das principais questões que o ajudarão a escolher qual a melhor Rede Industrial a ser aplicada no seu projeto é a marca e modelo do CLP que irá utilizar na instalação. Isso pode acontecer por imposição do seu cliente, por especificação da sua empresa ou por facilidade técnica. Este com certeza é um fator que deve ser levado em conta.

Importante é entender que este fator carrega com ele diversas outras considerações, que tornarão seu projeto mais aderente ou distante da tecnologia que será aplicada.

Mesmo assim tudo ainda parece ser complicado?

Não se sinta sozinho com as suas preocupações. Sabemos que o assunto Redes Industriais não é simples e nunca se esgotará. É por isso que a Murrelektronik dispõe da sua Engenharia de Aplicação para ajudar os clientes a tomar as melhores decisões sobre a comunicação de sinais e dados nas suas instalações de máquinas e equipamentos. Faça contato conosco e permita que lhe ajudemos nas suas decisões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.