Como reduzir os Cabos Industriais de sua instalação? Boa pergunta!

Na indústria existem vários fatores que agregam para que as empresas se desenvolvam, e esses fatores contam muito para que o tempo de maquina parado seja o mínimo possível, como por exemplo os Cabos Industriais.

Mas o que os Cabos Industriais implicam em tempo de máquina parado?

Muitas empresas utilizam cabos que não são muito adequados para o tipo de ambiente que é imposto no local e assim são danificados rapidamente. Outro grande fator é a organização do cabo e também o comprimento do mesmo.

Como assim comprimento? Tem como reduzir os cabos industriais da sua instalação?

Opa!! Com certeza. Observe bem: imagine que você tem que usar um determinado cabo que precisa interligar o seu PLC com os sensores, mas você sabe que se utilizar caixa de passagem vai dar trabalho pra montar, fora que precisaria de muitos cabos. Então qual seria a solução? Usar uma solução que além de diminuir os cabos e retirar a caixa de passagem, vai despoluir seu painel ou maquina.

É de extrema importância que você conheça suas aplicações e saiba que existem diversos tipos de cabos, tanto o tipo de material, quanto o tipo de ligação.

Caso não conheça muito bem o tipo de material e onde se deve utilizar cada modelo, não se preocupe, pois eu tenho um post que fala exatamente sobre os tipos de cabos e os materiais específicos, clique aqui.

Agora que você já sabe o porquê se deve tomar cuidado com o tipo de cabo que escolher e o porquê diminuir os cabos, vou lhe mostrar uma simples imagem que vai fazer você clicar em: “solicitar uma ligação”.

 

Aplicação convencional

Aplicação convencional

Aplicação sugerida

Aplicação sugerida

Não tem segredo, vou deixar um passo a passo para que você tenha um breve conhecimento de como especificar o cabo ideal para as suas aplicações e ver se realmente precisa de diversos cabos.

  • Verificar o tipo de ambiente que o painel/ maquina, vão estar.
  • Procurar sempre deixar o cabo preso para que não escape e ocasione algum acidente.
  • Caso não tenha conhecimento de como vai ficar o cabo ou não saiba que modelo usar, procure a ajuda de um especialista.
  • Mesmo que a aplicação saia um pouco mais cara do que o normal, não tenha medo, pois o barato pode sair caro e tenho certeza de que você não vai querer ver a sua maquina parando toda hora.
  • O estilo do cabo ajuda muito na hora de fazer uma manutenção e o tempo que vai levar para o termino do mesmo.
  • As aplicações mais simples, geralmente são as mais enganosas e dão problemas com mais frequência. Então se atente aos detalhes.
  • Como visto no painel acima, os cabos estão separados de forma que o painel fique limpo e o acesso a eles fique livre, obedecendo a normas de segurança.
  • Por ultimo, não deixe de ligar para um especialista e consultar suas instalações.

Seguindo esses passos, tenho certeza de que os problemas não lhe assustaram mais.

Espero-te na próxima e não hesite em solicitar uma ligação, pois sua dúvida pode lhe trazer bons frutos. Nós plantamos as sementes e colhemos os frutos junto a vocês.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.