10 maneiras de resolver as paradas no chão de fábrica

10 maneiras de resolver as paradas no chão de fábrica

Quando se faz necessário realizar paradas no chão de fábrica, quase sempre é em função de algum problema técnico, ociosidade no sistema, setup ou motivos externos.  

Também há momentos em que as paradas no chão de fábrica acontecem intencionalmente e acabam sendo programadas, como é o caso de falta de demanda, estoque excedente ou manutenções.

O fato é que, na grande maioria das vezes, essas paradas na produção não ocorrem de maneira intencional, mas sim, por contratempos relacionados ao maquinário, e podem acarretar problemas como:

– Formação de gargalos na produção;
– Falta de estoque;
– Perda de materiais e insumos;
– Baixa produtividade;
– Atraso na entrega dos pedidos, entre outros.

Mas como podemos resolver as paradas no chão de fábrica da melhor maneira possível? Confira nosso artigo completo e descubra como.

10 maneiras de resolver as paradas no chão de fábrica

1- Identifique, priorize e promova melhorias em equipamentos gargalos na sua indústria. Esses são os equipamentos que mais influenciam no desempenho da sua produção. Afinal, se ele produz mais, toda a fábrica produz mais e, se ele ficar parado, toda a fábrica pode ser prejudicada.

2- Defina as causas de parada de máquinas, registre-as, entenda-as e avalie-as minuciosamente. A partir daí, é possível encontrar as melhores soluções a serem implantadas para evitar as paradas no chão de fábrica.

3- Determine um indicador de máquina parada que seja de fácil compreensão e que a equipe consiga monitorar regularmente por meio de um painel de gestão.

4- Dê visibilidade para a máquina parada ou que esteja operando em velocidade reduzida. Dessa forma pode-se resolver o problema mais rapidamente, principalmente quando a parada por falta de operador.

5- Realize manutenções preventivas de acordo com as informações do fabricante e fornecedores. Assim, é possível prever possíveis falhas e gargalos na produção.

6- Capacite sua equipe de operadores e de manutenção periodicamente para que eles consigam identificar e resolver os problemas de maneira mais rápida.

7 – Estude bem os parâmetros de funcionamento de cada máquina, insira-os no planejamento de produção industrial e configure-as corretamente. Não se esqueça de documentar e de padronizar as configurações a fim de reduzir possíveis falhas.

8 – Utilize os equipamentos de maneira adequada e certifique-se de que todos estão dentro do prazo de garantia para evitar gargalos e possíveis problemas com paradas do chão de fábrica. 

9 – Mantenha um bom relacionamento com os fabricantes e fornecedores, pois muitos deles oferecem suporte especializado para as máquinas e esses profissionais são altamente capazes de solucionar dúvidas e problemas até mesmo durante os processos industriais.

10 – Por fim, mas não menos importante, automatize e padronize os processos do seu chão de fábrica.

Automação e padronização de processos no chão de fábrica

Por meio da automação e da padronização de processos é possível:

– Garantir um sistema de gestão completo e eficiente para a sua indústria;
– Proporcionar total controle do chão de fábrica
– Monitorar a fábrica em tempo real
– Aplicar melhorias contínuas, sempre visando um desempenho cada vez mais efetivo em termos de produtividade e competitividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.