Redes Industriais

Switch Industrial – Você sabe quando utilizar? Aprenda conosco

Você sabe o que é, como e quando utilizar um Switch Industrial? Hoje em dia quando pensamos em Redes Industriais é muito difícil não pensar logo em Ethernet e todos os padrões dela derivados.

O padrão TCP/IP surgiu há cerca de oito anos, porém somente há quatro anos ele se tornou comercialmente e utilizado em ambientes industriais. A arquitetura TCP/IP utiliza-se de uma metodologia para controlar e acessar o meio de transmissão, ou seja, quando mais de um pacote de dados for transmitido ao mesmo tempo, somente um será enviado enquanto o outro irá esperar um tempo pré-determinado até tentar ser enviado novamente.

Com o avanço da tecnologia a troca de dados em tempo real se tornou cada vez mais presente e necessária. Entretanto, a quantidade de pacotes de dados transmitidos também cresceu demasiadamente. Caso mais de uma transmissão de dados seja feita ao mesmo tempo poderá haver uma colisão no meio de transmissão.

Na indústria, a espera para o envio de um pacote de dados pode ser um problema considerável, como por exemplo, se a informação enviada for referente a um alarme, detecção de objeto ou até mesmo uma informação relacionada a emergência, pode causar uma situação insegura o que não pode ser tolerado.

Uma solução para esta situação foi a implementação do switch industrial. Por ter várias portas independentes o switch pode fazer a transmissão e a recepção dos pacotes de dados de forma simultânea.

Mesmo com a implantação dos switches industriais no começo, os problemas das colisões ainda não estavam totalmente eliminados, por mais que acontecessem com uma frequência muito menor, as colisões ainda poderiam acontecer.

Pouco tempo depois foram desenvolvidos switches com a função Full Duplex. Dessa forma, as colisões na hora da transmissão e recepção de dados se tornaram coisa do passado, pois mesmo com o fluxo de dados sendo bidirecionais, os dados podem ser transmitidos e recebidos ao mesmo tempo de forma independente evitando os períodos pré-determinados para envio de dados para não haver as colisões (muitos fabricantes atualmente podem fornecer switches com a função full duplex).

Fazendo um resumo podemos dizer que: o switch industrial é um dispositivo responsável por centralizar a comunicação de vários equipamentos de rede, devido a sua tecnologia ele consegue entender quem esta gerando a comunicação e quem esta recebendo a mesma. Isto faz com que seu desempenho na entrega dos pacotes de dados de comunicação seja ideal. Por isso a utilização dos switches e em alguns casos se torna indispensável.

Alguns pontos a serem levados em consideração na hora de escolher um switch industrial são:

Invólucro metálico – possui uma grande imunidade contra interferências eletromagnéticas .

Range de temperatura – é importante que os switches suportem altas temperaturas, pois como sabemos os painéis elétricos podem chegar a temperaturas realmente altas durante determinados períodos do dia. Um range de temperatura aceitável é de 0…60°C.

Autocrossing – com esta função o switch identifica de forma automática a conexão dos cabos, evitando erros na hora da instalação.

Proteção contra curto-circuito – é sempre bom termos equipamentos com a proteção de curto-circuito, pois dessa forma evitaremos custos com reposições com equipamentos danificados em situações como esta.

Full duplex – importante função para um tráfego de dados sem colisões.

IP67 – Atualmente já é possível encontrar switch industrial com encapsulamento IP67. Uma grande tendência do mercado é a utilização de componentes fora do painel elétrico, como por exemplo, fontes de alimentação, cartões de entradas e saídas descentralizadas, entre outros.

Até o próximo post e espero que esse post tenha te ajudado, e caso tenha alguma dúvida sobre a aplicação desse produto, clique no botão baixo e preencha o formulário que ficarei feliz em poder te ajudar.

Se o botão não estiver funcionando Clique Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.