Você já se deparou com uma atualização de software inesperada em um computador antigo da sua planta industrial, que te fez perder tempo e gastar dinheiro? A boa notícia é que esses dias estão contados se você adaptar a sua fábrica para o cloud computing.
Na nova era da automação, precisar se deslocar para realizar a atualização de uma máquina não é mais necessário. Agora é possível aliar o poder da internet para captar e armazenar dados de softwares e hardwares, de forma que seja possível acessar dados à distância, sem precisar instalar absolutamente nada.
Para traçar um paralelo com o universo do entretenimento, por exemplo, temos as ferramentas de streaming, que se popularizaram nos últimos anos proporcionando uma experiência em nuvem de consumo de conteúdo, sem que o usuário precise baixar nenhum programa. Pois bem, o mesmo conceito de cloud computing pode ser utilizado na indústria – e hoje nós vamos te falar como.
Quais os benefícios do cloud computing para a indústria?
As indústrias que não utilizam serviços em nuvem precisam lidar com hardwares espalhados pelas máquinas para armazenamento de informações e dependem de mão de obra local para fazer qualquer tipo de atualização na programação das máquinas.
Quando o cloud computing se tornar uma realidade em todas as empresas, o software que o operador programa o PLC estará em nuvem e toda a programação será feita online, permitindo o acesso de informações de qualquer lugar do mundo. E o melhor de tudo é que trará comodidade, praticidade e produtividade para as operações.
Alguns benefícios da nuvem:
- Tratar dados armazenados e utilizar o diagnóstico de máquinas para conhecer a produtividade das máquinas e identificar potenciais falhas e paradas não programadas;
- Ter acesso remoto às informações, reduzindo os gastos com viagens para realização de uma simples manutenção de sistema;
- Aumento da produtividade e da disponibilidade de máquinas, que podem potencializar sua competitividade no mercado;
- Possibilidade de realização de melhorias e escalabilidade de processos já mapeados;
- Redução de investimento com a compra de softwares (não será mais necessário comprar, apenas alugar);
- Praticidade na manutenção de máquinas (em apenas um clique).
Leia também: Como aumentar a competitividade na indústria?
Atente-se a esses pontos!
Mas antes de fazer qualquer movimentação para se adequar ao cloud computing é preciso se atentar à capacidade de conexão do chão de fábrica. Para que você não corra riscos de perder informações ou ter falhas na comunicação de dados, este detalhe é imprescindível.
Em um mundo onde a comunicação se faz de maneira rápida e online, outro fator importante para se tomar cuidado é com a segurança dos dados. Os seus dados precisam estar 100% segurados, de forma que não corram riscos de serem roubados e prejudiquem sua operação, por isso, invista na proteção das informações da sua fábrica.
Leia também: O Que é Cloud Computing e Como se Aplica na Indústria 4.0
Utilize o cloud computing para aumentar a competitividade
Agora que você já conhece os benefícios do cloud computing e tudo que este tipo de conexão pode fazer pela sua empresa, basta escolher um fornecedor de confiança e começar a desenhar pequenos projetos para adequação da sua fábrica.
Não tente fazer tudo sozinho e de uma vez – qualquer tipo de adaptação para as tecnologias da indústria 4.0 precisa ser faseada, com um cronograma de testes e de implantações. Mas, lembre-se desta última dica: dados são apenas dados se não forem interpretados, portanto, quando tiver informações valiosas em suas mãos, saiba aproveitá-las em prol do aumento de competitividade da sua empresa e destaque no mercado. Conte com a Murrelektronik para te ajudar.