Integradores de Sistemas de Automação Industrial na Indústria 4.0

Integradores de Sistemas de Automação Industrial na Indústria 4.0

Com as novas tecnologias da indústria 4.0, os integradores de sistemas de automação industrial também precisam renovar seus conhecimentos e suas técnicas para adaptar-se às tendências atuais e futuras do mercado.

Para isso é necessário entender não só como o desenvolvimento da automação se dará daqui alguns anos, mas também quais processos e decisões levarão o segmento ao próximo patamar. Neste artigo falaremos um pouco sobre isso. Confira!

Novos rumos dos sistemas de automação industrial

A palavra que rege a nova era industrial é, sem dúvida, conexão. Em termos gerais, poderíamos até trocá-la para interoperabilidade, visto que tudo envolve a união padronizada dos sistemas de automação industrial.

Entende-se, cada vez mais, que a automação deve ser responsável por transformações na planta: aumento de produção, redução de custo e operações mais seguras. Ela pode, sim, realizar tal trabalho, mas precisa ser integrada.

A internet industrial das coisas (IIoT) é uma revolução muito bem-vinda em tempos como os de hoje, em que as gigantes da indústria buscam, ao contrário do que a indústria 4.0 sugere, gerar ecossistemas fechados no chão de fábrica — algo que não é bem-vindo em tempos que buscam a integração geral do maquinário.

Dessa maneira, cabe aos integradores saber lidar não só com uma tecnologia, e sim com os diversos padrões existentes no mercado. Entretanto, tudo pode ser facilitado se, ao invés de trabalhar dessa maneira, os setores industriais pensarem em sistemas abertos e seguros, que seguem as tendências futuras da automação, ou pelo menos o que se deseja.

Missões dos integradores de sistemas de automação industrial na indústria 4.0

A digitalização da planta é inevitável, em qualquer etapa. Seja no comando, controle, operação, segurança e até a manutenção. Não estamos falando de robótica aqui, e sim de algo mais amplo, que envolve um controle processual total feito de maneira digital e totalmente integrada.

Cabe aos integradores ter todo o conhecimento necessário para compreender os diversos sistemas possíveis e saber lidar com as inovações de maneira rápida e eficiente, aumentando o ciclo de vida da automação na planta industrial oferecendo sempre as soluções mais claras e eficazes.

São tempos de mudança na profissão, sem dúvidas. Principalmente em um futuro no qual somente o resultado e a performance terão importância, acima de tudo, além de um processo de machine learning cada vez mais robusto, que exige, a cada novo momento, que os integradores saibam “conversar” com o maquinário de igual para igual.

O foco é, sem dúvida, o preparo. A Murrelektronik se preocupa com isso e busca capacitar todos os seus profissionais para entregar sempre o melhor para sua planta industrial. Opere de acordo com o que manda o futuro. Converse com nossos consultores e revolucione seus sistemas de automação industrial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.